Está confirmado: Moreno é o substituto de José Gomes no Desportivo de Chaves. O treinador de 42 anos vai abraçar o desafio de tirar os flavienses do fundo da tabela, depois de ter deixado o Vitória SC em agosto.
Pela frente tem um desafio difícil, vai tentar apresentar as ideias na equipa transmontana, mas já tem um caso para resolver (já lá vamos).
A tática
Os adeptos flavienses podem esperar mudanças já ao nível da tática, com Moreno a ser fã de jogar em 3-4-3, o que faria com que o GD Chaves jogasse com três centrais pela primeira vez desde César Peixoto.
Um estilo de jogo talvez parecido com o do Sporting de Rúben Amorim, que também pode ser acrescentado por dois extremos mais velozes, como há no plantel flaviense (Sanca e Abass).
Os desafios
O Grupo Desportivo de Chaves e a respetiva SAD informam que há uma nova equipa técnica a comandar os destinos do nosso clube.
Moreno Teixeira, Luís Morgado, Nuno Santos, Nuno Carvalho, Ricardo Jorge e Tiago Castro compõem o corpo técnico.Bem-vindos e boa sorte! pic.twitter.com/djN44lniv5
— Grupo Desportivo de Chaves (@gdchaves1949) September 21, 2023
Um dos grandes desafios para Moreno é óbvio: tirar o GD Chaves do último lugar da Primeira Liga. Isto significa que o técnico terá de voltar a juntar o plantel conseguir resultados imediatos, pedindo-se a conquista dos primeiros pontos já no domingo frente ao Estrela da Amadora.
Há outro desafio. Manter a coesão da defesa. Este será difícil, porque o Vitória SC era uma equipa que sofria muitos golos, em quase todos os jogos, e na equipa não terá muitos plantéis sólidos.
Steven Vitória é um líder, mas não tem pernas para aguentar a defesa sozinho, Ygor Nogueira desiludiu – e muito – no último jogo, Bruno Rodrigues tem sido um desastre e João Queirós ainda não teve uma oportunidade. Talvez Cafú Phete passe a ser opção mais atrás.
Por outro lado, falta ver se o sistema de Moreno dará a criatividade à equipa para chegar mais perto da baliza adversária e evitar ser permeável na defesa.
Os casos
Vamos ao elefante na sala: Moreno chega ao GD Chaves, a mesma equipa que contratou Rúben Lameiras, uma das suas ovelhas negras e que tinha sido afastado em Guimarães, há cerca de um mês.
Como vai o treinador lidar com um dos reforços mais apetecíveis do verão? Vai dar uma segunda oportunidade, ou aproveita a lesão para ser uma carta fora do baralho e para despachar em janeiro?
Só o tempo dirá, mas o talento de Lameiras faz falta à equipa e uma possível guerra com Moreno pode pôr em causa os objetivos da temporada.
Possível onze-base de Moreno no GD Chaves
Se calhar era bom fazer regressarObiora.