Entramos numa fase mais que decisiva na época.
E se por um lado, já são poucos os que acreditam que a salvação ainda é possível – uma crença legitima uma vez que matematicamente ainda nada está decidido – para outros a salvação é mais uma miragem que uns poucos acham já impossível lá chegar, em especial devido aos últimos resultados, e exibições que deixaram marca nos adeptos.
Amanhã, o Chaves vai até Barcelos defrontar mais um adversário que está tranquilo na tabela classificativa, e além da pressão já habitual dos seus próprios resultados, há que acrescentar ainda o facto de ser o jogo que fecha a jornada, e já serão conhecidos os resultados de todos os adversários diretos, e na verdade, à falta do jogo do Estoril, todos eles ganharam pontos, com exceção do portimonense, o que coloca a equipa de Moreno contra as cordas, numa posição de tudo ou nada.
Como se não basta-se todas estas condicionantes, o Chaves tem ainda que contar com as baixas num plantel já por si curto e parco de opções.
MORENO DIZ QUE
“Nada desculpa o resultado da última jornada, mas nem tudo foi mal feito.”
Apesar da derrota por números bastante expressivos frente ao Arouca, Moreno garante que “custou a assimilar”, mas que a equipa “tem condições para dar resposta”, logo no primeiro dia de trabalho no regresso aos treinos fez passar essa mensagem., e que em relação a esse jogo “já nada há a fazer, o importante agora é olharmos «p’ra» frente”.
Quanto ao jogo de amanha, o treinador começou por dizer que sabe que “o adversário é difícil, mas temos de dar uma resposta, essencialmente a nós próprios, para percebermos que valemos mais que aquilo que fizemos na última jornada”, sabendo que o Gil Vicente é uma equipa “com jogadores de grande qualidade”, para além de ser treinada por um homem que conhece muito bem o Chaves.
JOGADOR A TER EM ATENÇÃO
Maxime Dominguez, o suíço chegou esta época a Portugal, e tem deixado a sua marca. Um jogador explosivo e com golo, que tem feito a diferença num meio campo já por si recheado de bons jogadores, como Fujimoto, Pedro Tiba ou Félix Correia.
ONZES PROVÁVEIS
Gil Vicente: Andrew; Alex Pinto, Gabriel Pereira, Ruben Fernandes e Buta; Jesus Castillo, Martim Neto e Fugimoto; Maxime Rodriguez, Félix Correia e Murilo Souza.
GD Chaves: Hugo Souza; Steven Vitória, Vasco Fernandes, Junior Pius; João Correia, Essugo, Guima e Benny; Guzzo, Ruben Ribeiro e Jô.
ÚLTIMOS CONFRONTOS
2022/23 – Gil Vicente 0-0 GD Chaves
2015/16 – Gil Vicente 1-1 GD Chaves
2009/10 – Gil Vicente 0-3 GD Chaves