Juniores promovidos ao Chaves B

Foto: GD Chaves

 

Na preparação para a nova época, foram 10 juniores promovidos ao Chaves B para acompanharem Carlos Guerra, o treinador que tinha trabalhado com estes mesmos jogadores nos sub-19 na época passada. Agora, os jovens tentam convencer o novo técnico da equipa secundária.

 

Na grande maioria, os jogadores que subiram de formação foram os mais utilizados em 2023/2024, numa equipa que garantiu uma fantástica e sofrida manutenção na I Divisão.

 

Os 10 juniores promovidos ao Chaves B

Formação do GD Chaves passa a ser de 4 estrelas para a FPF
Foto: GD Chaves

 

Tomás Gomes (Guarda-redes)

O guardião foi uma das figuras da época passadas, com vários penáltis defendidos e um total de sete folhas limpas, partidas sem qualquer golo sofrido. Depois da saída da promessa José Machado para o Famalicão, ocupou muito bem o lugar e num patamar mais competitivo para um jogador júnior.

 

Mutaro Sila (Defesa direito)

Chegado do Trofense, teve uma boa época pelos flavienses, onde fez 33 jogos e um golo na I Divisão. As exibições valeram ainda a estreia na equipa B, onde fez 25 minutos num duelo com o Sabroso.

 

Luiz Olímpio (Defesa centro)

Mais uma época de qualidade do defesa brasileiro que até foi falado para a Roma de Itália, com Luiz Olímpio a ser um dos elementos mais usados na defesa. Foram 27 jogos e quatro golos, que valeram o salto ao central.

 

Francisco Lino (Defesa centro)

Capitão de equipa, jogador com mais jogos na época passada (mais de 3000 minutos) e um pilar dos juniores, Francisco Lino está em grande nível desde que regressou a Chaves, depois de uma curta passagem pelo Mirandela. Aos 19 anos e com a possibilidade de jogar mais no meio-campo, é um nome a ter em conta no Chaves B.

 

Rodrigo Silva (Defesa centro)

É polivalente, conseguindo jogar à esquerda, e os números que traz dos juniores são de relevo. Foram 27 jogos e seis golos cruciais para manter os juniores na divisão mais alta. Com passagem pela formação do SC Braga, será uma opção bem válida para Carlos Guerra.

 

Simão Lopes (Defesa esquerdo)

Um jogador que até conhece bem a equipa B. Contratado ao Vilaverdense e com passagens pela formação do SC Braga e Famalicão, o lateral esquerdo surpreendeu. Foram 32 jogos pelos juniores que lhe valeram duas participações na equipa na altura comandada por Gustavo Souza, defrontando o Vidago (jogou os 90 minutos) e Mondinense (entrou na segunda parte).

 

Gabriel Rodrigues (Médio centro)

A caminho da quarta época seguida de azul-grená, o médio tem sido uma peça importante nos juniores, onde foi uma opção regular de Carlos Guerra: 30 jogos e dois golos só em 2023/2024. Precioso no miolo, é um jogador a ter em atenção.

 

Jaílton (Médio)

Treinou com a equipa desde o início da época mas só teve autorização para jogar na segunda volta. Ainda foi a tempo de fazer 10 jogos, sendo titularíssimo nos últimos nove duelos da época. Até chegou a jogar pela equipa B, numa goleada com o Sabroso. A ver o que o guineense consegue mostrar numa época completa.

 

Prince Otumba (Avançado)

O avançado congolês chegou a Trás-os-Montes no mesmo pacote de Ushindi e Muteba, que despontaram na equipa B. Como era mais novo, o avançado ficou-se pelos juniores, com sete golos em 31 jogos de azul-grená. Ainda foi a tempo de se estrear pela equipa secundária. A ver o que a promessa africana consegue produzir no futebol sénior.

 

Sandro Viegas (Avançado)

Foi o goleador de serviço dos juniores. 13 golos não são brincadeira para quem jogou numa equipa que esteve no fundo da tabela tanto tempo. A bela época até teve o primeiro golo como sénior, ao serviço dos ‘Bês’, logo na estreia: fez um remate certeiro num jogo com o Lordelo, que acabou com uma goleada por 12-0.

 

Pré-época arranca com derrota na Régua

 

No regresso aos trabalhos, já com os juniores promovidos ao Chaves B, a equipa secundária flaviense fez o primeiro jogo-treino este sábado, somando uma derrota por 4-0 diante do Régua, que é o campeão em título da AF Vila Real e que vai jogar no Campeonato de Portugal esta época.

 

Dois golos de Jota, um de Paixão e ainda um azarado auto-golo ditaram o resultado final. O Chaves B entra em competição oficialmente no início de setembro, com 19 equipas a disputar a Divisão de Honra da AF Vila Real, que à partida será disputada apenas como uma competição única, ao contrário dos dois grupos da época passada.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *