Os juniores do Chaves abrem a Primeira Divisão já este sábado com uma deslocação ao terreno do FC Porto. Para a estreia, os flavienses contam com muitas novidades, desde o plantel até à equipa técnica, mas mantêm o objetivo: a manutenção.
O primeiro jogo está marcado para as 16h00, no estádio do Pedroso e terá transmissão no Porto Canal e na FC Porto TV. Um bom aperitivo duas horas antes da equipa principal entrar em campo para a jornada 1 da Segunda Liga.
Eis o que os juniores do Chaves têm preparado para esta temporada.
Juniores do Chaves 2024/25
17 reforços para tentar ter uma época tranquila
Entre as muitas caras novas contam-se nada menos que 17 contratações para a equipa de juniores. Jogadores para todas as posições, que colmatam as promoções à equipa B, dispensas ou saídas para outros clubes.
Na baliza entram João Coelho (ex-Boavista), Viktor Salenko, Henrique Oliveira (ex-Avanca) e Alexandre Teixeira, um jovem da casa, promovido dos juvenis.
A linha defensiva conta com os primeiros (e raros) repetentes, que transitam da época passada, como os defesas Rodrigo Pinto e Guilherme Portal, que jogou mais nos juvenis. Quanto a reforços há os centrais Diogo Ferreira (ex-Paços Ferreira), Lourenço Borges (ex-União Leiria) e Hugo Fontinha (um regresso, ex-Boticas). Para a lateral esquerdo chegou ainda Gustavo Silveira, do Marítimo.
Para o meio-campo há os promovidos dos juvenis Diogo Fraga e Rúben Inácio, além dos reforços Lucas Werneck (ex-Seixal), Tomás Mendes (ex-Gondomar), Leonardo (ex-Paraná), Maykon (ex-1.º Dezembro), Paulo Vítor (ex-Vilar Perdizes) e o canadiano Ian Campbell.
No ataque, só Fábio Dias e Josué Nogueira (que também jogou nos juvenis) mantêm-se na equipa. As caras novas são Ivo Barbosa (ex-Paços Ferreira), Kohen (ex-Vilaverdense), Léo Almeida (ex-Atl. Povoense), Joel Isaac (ex-Vidago que regressa a Chaves) e Eduardo Fernandes (ex-Pevidém).
Gustavo Souza procura mostrar serviço
Depois de uma época no Chaves B, onde não conseguiu a subida aos campeonatos nacionais, Gustavo Souza estreia-se como treinador numa equipa da formação, entrando nos juniores por troca com Carlos Guerra, que seguiu para os ‘bês’.
Nesta nova vida, o antigo jogador do Desportivo de Chaves vai procurar a redenção após uma época menos conseguida… e a fasquia é elevada: o antecessor conseguiu uma manutenção impressionante e ao novo técnico pede-se uma repetição desse feito, de preferência com maior tranquilidade.
Um desafio interessante para Gustavo, que conta com uma equipa técnica com três membros: o treinador adjunto Gabriel Alves, o braço direito do técnico desde sempre, o treinador de guarda-redes Diogo Tavares e o analista Miguel Martins. Todos transitam do Chaves B.
Plantel dos juniores do Chaves para 2024/2025
Guarda-redes: João Coelho (ex-Boavista), Viktor Salenko, Alexandre Teixeira (juvenis), Henrique Oliveira (ex-Avanca).
Defesas: Diogo Ferreira (ex-Paços Ferreira), Lourenço Borges (ex-Leiria), Hugo Fontinha (ex-Boticas), Gustavo Silveira (ex-Marítimo), Rodrigo Pinto, Guilherme Portal (juvenis).
Médios: Diogo Fraga (juvenis), Rúben Inácio (juvenis), Lucas Werneck (ex-Seixal), Tomás Mendes (ex-Gondomar), Leonardo (ex-Paraná), Maykon (ex-1.° Dezembro), Paulo Vítor (ex-Vilar Perdizes), Ian Campbell.
Avançados: Josué Nogueira (juvenis), Fábio Dias, Eduardo Fernandes (ex-Pevidém), Joel Isaac (ex-Vidago), Ivo Barbosa (ex-Paços Ferreira), Kohen Francisco (ex-Vilaverdense), Léo Almeida (ex-Atl. Povoense).