E vão cinco vitórias seguidas para o Chaves, que triunfou por 2-1 diante do FC Porto B e está cada vez mais perto dos lugares de subida, num jogo em que brilharam os mais contestados.
Índice
Crónica do Chaves x FC Porto B
O jogo não podia começar melhor, num canto de Carraça a ir direitinho à cabeça de Júnior Pius, que cabeceou para o 1-0 logo aos cinco minutos. O primeiro mal-amado a brilhar.
Mas a vantagem fez os flavienses adormecer e começar a vacilar, o que deu espaço aos portistas. Mas a pontaria estava longe de ser a melhor, com um, dois, três remates desenquadrados do Porto B a manterem a vantagem azul-grená.
Perante tanto vacilo, o Desportivo foi letal na resposta: Ayongo muito bem a ganhar a bola antes que saísse de campo, dá para Rui Gomes que, com classe, meteu na cabeça de Sanca para o 2-0. O extremo até chorou, ao fazer o primeiro golo numa época difícil.
O regresso dos balneários trouxe mais do mesmo, com o FC Porto B a ter o controlo do segundo tempo, onde se evidenciou Vozinha a manter a baliza fechada.
A pressão portista deu um calafrio aos transmontanos no minuto 78, altura em que Candé cabeceou livre de marcação para o 2-1.
A acabar, Jô quase fez os adeptos festejar outra vez, mas um carrinho de um defesa impediu um remate cruzado com selo de golo.
Com esta vitória (a quinta seguida), o Desportivo fica no quarto lugar com 24 pontos, os mesmos do 3.° Benfica B e a um do segundo classificado Penafiel. Segue-se a ida ao Alverca.
Onzes iniciais e substituições do GD Chaves e FC Porto B
GD Chaves: Vozinha, Carraça, Bruno Rodrigues, Júnior Pius, Aarón, Roan Wilson, Pedro Pinho (Pelágio, 63′), Rui Gomes (Tiago Almeida, 86′), André Ricardo (Kusso, 86′), Leandro Sanca (Rúben Pina, 63′), Paul Ayongo (Jô, 72′).
FC Porto B: Gonçalo Ribeiro, Dinis Rodrigues (Gonçalo Sousa, 68′), Gabriel Brás, Felipe Silva, André Lopes, Domingos Andrade (João Teixeira, 68′), Rodrigo Fernandes, Marcus Abraham, Alarcón, Tiago Andrade, Denis Gul (Anhá Candé, 50′).
Notas dos Jogadores
MVP para os seguidores da Comunidade Azul-Grená
Júnior Pius – 4: O herói improvável deste jogo. Marcou cedo, defendeu bem e foi essencial para o Chaves garantir os três pontos. Assim, vale a pena continuar de azul-grená.
Vozinha – 4: Boa exibição. Cada vez mais confortável na baliza e o claro dono e senhor da baliza.
Carraça – 3: Bom jogo, mas menos exuberante que noutros jogos.
Bruno Rodrigues – 3: Seguro e a bom nível. Uma bela surpresa esta época.
Aarón Romero – 3: Esteve ok, mas foi discreto o jogo.
Pedro Pinho – 2: Descuidado, descoordenado e com pulmão a menos. As lesões constantes têm pesado no médio.
Roan Wilson – 4: Que belo jogo! Agarrou o meio-campo, subiu, desceu e deu muito a jogar. Muito bem, Roan.
Rui Gomes – 4: Peca por ser inconstante, porque os momentos de brilhantismo e criatividade que traz aos jogos são fantásticos. Desta vez valeu uma assistência importante para o segunda golo.
André Ricardo – 3: Esteve bem quando interviu, mas mais apagado que o habitual.
Leandro Sanca – 4: Sanca, és tu? Surgiu no momento certo para fazer o golo e até chorou. Que seja o catalisador para uma redenção.
Paul Ayongo – 3: Mexido na frente e a intervir num golo, mas sem remate certeiro desta vez.
Pedro Pelágio – 3: Entrou para o lugar de Pinho e rejuvenesceu o meio-campo. Um bom regresso.
Rúben Pina – 2: Poucas oportunidades para brilhar.
Jô – 3: Entrou, dominou, ganhou bolas e quase marcou. Um “reforço” que vai dar muito jeito.
Tiago Almeida – 0: Viu-se pouco.
David Kusso – 0: Deu para refrescar.
Marco Alves – 4: Passou de candidato ao despedimento a estar seguro no lugar de treinador. Neste jogo, o Desportivo foi clínico, aproveitou as oportunidades e sacou a quonta vitória seguida, que não se via desde… Vítor Campelos. Não houve brilho, mas o que interessam são os três pontos.
Espero que os “adeptos” do Desportivo tenham ouvido o que o nosso treinador disse no fim do jogo, aliás, o Luís Rocha no ano da última subida à primeira divisão também já tinha dito algo parecido. É uma vergonha a massa adepta estar sempre a criticar e insultar em vez de apoiar e ajudar a equipa.
3 pontos importantes já o jogo foi muito mau.