Chaves B campeão distrital

Foto: GD Chaves

O Chaves B é campeão distrital! A quatro jornadas do fim, os comandados de Carlos Guerra garantiram a subida às provas nacionais depois de ganharem em casa ao Mondinense por 2-1… E nós estivemos lá para a festa flaviense.

Começo morno numa tarde de chuva

Por 2,5 euros entrámos no complexo desportivo. Ficámos na bancada de cimento a ver a equipa a pisar o sintético. Pelo meio a chuva tanto aparecia como desaparecia. O mesmo não se pôde dizer dos golos.

A jogar no seu 3-4-3 – à Sporting de Rúben Amorim – o Desportivo teve mais bola, mas foi perdulário. Ia-se destacando Francisco Lino, a fazer o papel de Hujlmand, o criativo e irrequieto Prince Otumba e Pedro Cauã, forte no cruzamento. Já Melro e Tibério não estavam de mira afinada.

Despachada a primeira parte, e restabelecidos com um fino, ou melhor, uma mini num copo, foi tempo e olhar para o que se passava no Atei-Montalegre. Ainda empatado. Nem tão mau, bastava ganhar para ser campeão.

Dois golos para o Chaves B ser campeão

Por isso, era fulcral marcar no segundo tempo mas, na primeira grande oportunidade, Tibério Cunha apareceu isolado mas não conseguiu fazer o chapéu ao guarda-redes.

Foi uma questão de tempo até se ver o golo. Cruzamento para a área de Muteba e Cauã, à meia volta, a atirar colocado para o 1-0. A subida estava perto.

Mais tarde, foi o recém-entrado Adílio, no papel de ponta-de-lança, a aparecer à frente do guarda-redes e a atirar para o 2-0. Com o jogo praticamente resolvido, foi-se estando atento ao Montalegre.

Com um toque de sofrimento, uma chouriçada de Adílio atirou a bola para a própria área do Chaves B. No meio da confusão, sai um penálti para o Mondinense. 2-1 na compensação e um toque de sofrimento para acabar.

Seguiram-se cinco longos minutos. Quatro, três, dois, um… Apito final! O Chaves B é campeão distrital e garante a subida ao Campeonato de Portugal. Sete anos depois, Carlos Guerra volta a levar a equipa secundária do Chaves às provas nacionais.

Alegria no sintético! Jogadores em festa e gritos de “tira finos para todos!” disparados para o contentor onde funciona o bar. À segunda, os flavienses subiram de divisão. Será que dará para aproveitar algum jogador na equipa principal? Pode ser que sim.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *