
Foto: GD Chaves
A reta final do campeonato aproxima-se e o GD Chaves surge em posição privilegiada: segundo lugar na tabela e a subida a surgir de forma séria no horizonte dos flavienses.
Esta luta pela promoção tem tanto de obrigatório como inesperado. Sim, o Desportivo deve sempre lutar pela subida, ainda para mais depois de ter descido na última época. Por outro lado, alguém esperava que estivéssemos nesta posição há uns meses?
Índice
A máquina demorou a carburar
A temporada tem dado para tudo. Jogos paupérrimos, com azar, com sorte, em que se ganha sem saber como e outros em que se podia estar ali o dia todo que não marcávamos. Pelo meio, íamos tendo um ou outro duelo em que, realmente, mostrávamos aquilo que somos capazes (como com o Académico Viseu).
Para não falar das séries de derrotas ou de vitórias em que o Chaves foi alternando.
Começou com quatro jogos sem ganhar, no final de outubro ao início de dezembro houve cinco vitórias seguidas. Depois não se voltou a ganhar até meados de janeiro. Agora, desde o início da segunda volta, há apenas um desaire, com o Benfica B, de resto são cinco triunfos e três empates.
Há ainda um equilíbrio perfeito: 22 pontos em casa e 22 pontos fora, como referiu um camarada flaviense.
Calendário apertado até ao fim
Vamos lá às finais que os Valentes Transmontanos têm pela frente e, pode-se dizer, vai haver um pouco de tudo.
J27: Paços Ferreira vs Chaves
J28: Chaves vs Vizela
J29: Chaves vs Portimonense
J30: FC Porto B vs Chaves
J31: Chaves vs Alverca
J32: Tondela vs Chaves
J33: Chaves vs Leiria
J34: Penafiel vs Chaves
A reta final tem duelos frente aos aflitos Paços Ferreira e FC Porto B, mas também uma série de ‘jogos grandes’ contra sérios candidatos à subida, como o líder Tondela, o Penafiel (que esteve em primeiro durante várias jornadas), Alverca, que aparece logo abaixo do Desportivo ou até o Leiria, que ainda está em posição de passar o Chaves.
GD Chaves proibido de adormecer
Não se deixem levar pelo atual lugar na tabela classificativa. Tudo isto significa que o Chaves não pode adormecer em nenhum momento durante estes últimos oito jogos.
Estamos a quatro pontos do primeiro, portanto qualquer derrota pode deixar o Tondela inalcançável. O Vizela tem os mesmos pontos que nós e está a fazer uma grande segunda volta. O jogo com eles será decisivo.
Penafiel e Alverca estão apenas um ponto atrás e mesmo o Leiria, oitavo classificas, está a quatro pontos do Desportivo. Ou seja, tão depressa o conjunto azul-grená pode ser campeão, como acabar a meio da tabela.
Pede-se coragem, concentração e competência. Três ‘C’ que, quiçá, até podem significar Campeão. Mas não sonhemos demasiado alto, que as exibições são tudo menos… Consistentes.