GD Chaves Mercado

Foto: GD Chaves

Um excelente Ano Novo para todos! Pelo menos, é isso que esperamos para o GD Chaves, que terá de aproveitar o mercado de janeiro para tentar algumas preciosas contratações para alcançar os objetivos.

Que jogadores poderão os Valentes Transmontanos tentar? Estas são as nossas escolhas!

O que faz falta ao plantel do GD Chaves?

Mas primeiro, vamos à questão principal: que posições devem ser reforçadas no Desportivo?

As lesões têm sido uma constante e, a juntar ao subrendimento de alguns jogadores, significa que é preciso encontrar novos atletas para as seguintes posições: defesa central, médio defensivo, médio centro e extremo.

Rapidamente, eis o porquê:

Defesa

Bruno Rodrigues tem sido uma agradável surpresa, mas está sozinho na posição. Júnior Pius é o melhor defesa da equipa, mas tem paradas cerebrais constantes. Vasco Fernandes pode ser um líder no balneário, mas já não tem pernas para isto e Tounkara ainda não teve oportunidades. Algum sangue fresco pode ser bem-vindo

Médio defensivo

Roan Wilson encarreirou e está em grande, mas não tem concorrência, já que Pedro Pinho parece sem condições depois de tantas lesões.

Médio centro

Pedro Pelágio é um gigante na posição, mas tem muito pouca concorrência. Todos adoramos Pedro Tiba, mas tem estado lesionado e a idade pesa, enquanto Hélder Morim tem sido um desastre. Um novo n.º 8 pode revitalizar o meio-campo.

Extremo

Há muitos no plantel, mas quantos estão em condições ou estão a render? Até ver, só Rúben Pina e Rui Gomes têm mostrado serviço, enquanto Sanca às vezes mostra brilhantismo, mas não se sabe se será consistente. Wellington está lesionado há meses. Mais um extremo pode fazer a diferença.

6 reforços para o GD Chaves

Defesa central: Ivanildo Fernandes (Sem clube)

6 reforços para o GD Chaves tentar no mercado de janeiro
Foto: Vizela

Começamos com este internacional caboverdiano, formado no Sporting e com duas épocas na Primeira Liga que está livre desde o verão.

O defesa alto tem 28 anos e experiência suficiente para dar uma valiosa ajuda ao Desportivo. Só há um senão: teve uma lesão grave no joelho no ano passado e já se sabe como é o Chaves com lesionados.

Ainda assim, dado o pouco orçamento flaviense, é uma opção a levar a sério.

Defesa central: Francisco Lino (Chaves B)

Francisco Lino
Foto: GD Chaves

Sabem o que é barato? Apostar na formação. Francisco Lino, filho do histórico lateral Lino, tem-se destacado na equipa B e já merecia uma chamada à equipa principal.

Sim, sim, joga na distrital, mas só pode ganhar experiência a sério se for aposta. Mais, isso não impediu Ushindi de ser (e bem) usado pelo Desportivo.

Lino pode ser uma alternativa viável numa defesa instável.

Médio defensivo: Tomás Podstawski (Sem clube)

6 reforços para o GD Chaves tentar no mercado de janeiro
Foto: Ruch Chorzow

Tomás Podstawski é bem conhecido dos adeptos portugueses, com muitas épocas de Primeira Liga especialmente ao serviço do Vitória FC.

Formado no FC Porto, esteve pela Polónia nas últimas épocas, mas está livre desde fevereiro. É sempre arriscado pegar em alguém tanto tempo parado, mas tem qualidade mais que suficiente para acrescentar qualidade ao meio-campo e dar alternativas, tanto para o lugar de Roan Wilson, como na posição de n.º 8.

Médio centro: Moreto Cassamá (Sem clube)

6 reforços para o GD Chaves tentar no mercado de janeiro
Foto: Omonoia

Outro jogador sem clube e que, teoricamente, até deve almejar a palcos mais altos. Mas estar livre desde o verão pode ter afastado a concorrência pelo médio guineense.

A experiência de Cassamá está à vista: formação feita no FC Porto e várias épocas no futebol francês, que lhe valeram uma venda por 1,5 milhões de euros para o Chipre, de onde rescindiu contrato no final de agosto.

Se não se importar de vir para a Segunda Liga, podemos ter aqui um reforço de peso para Marco Alves.

Médio centro: Diogo Abreu (Sporting)

Diogo Abreu joga no Sporting
Foto: Sporting

E se Cassamá não servir, uma alternativa será Diogo Abreu, jovem jogador da equipa B do Sporting, com escola portista e que está na porta de saída do clube de Alvalade.

Bom nas bolas paradas e com muita capacidade com bola, o médio bem precisa de uma vida nova.

No verão até se falou de uma ida para o Farense, que acabou por não acontecer. Encostado nos leões, precisa de revitalizar a ainda curta carreira e uma viagem até Trás-os-Montes pode ser precisamente o que falta ao internacional jovem por Portugal.

Extremo: Guilherme Neiva (Oliveira Hospital)

6 reforços para o GD Chaves tentar no mercado de janeiro
Foto: Oliveira Hospital

Eis uma revelação da Liga 3 para dar novo pulmão às alas do ataque. Guilherme Neiva tem escola do Cruzeiro mas passou os últimos cinco anos em Portugal, por clubes de divisões inferiores, até explodir esta época no Oliveira do Hospital.

Aos 23 anos, tem um bom toque de bola e velocidade, levando sete golos em 16 jogos e pode ter a grande oportunidade para dar o salto pela porta do Desportivo.

BÓNUS – Ponta-de-lança: Yan Maranhão (Anadia)

Fechamos com um jogador para uma posição não propriamente deficitária, mas onde pode haver um ajuste: Se Ayongo for puxado para a ala, como chegou a jogar no Académico Viseu, abre-se espaço na frente de ataque para um jogador. A nossa aposta vai para Yan Maranhão.

O possante brasileiro de 22 anos tem uns impressionantes 13 golos marcados esta temporada, sendo um dos grandes destaques do terceiro escalão. Num Desportivo a precisar de golos, pode ser uma solução acessível para dar alegrias aos adeptos flavienses.

1 thought on “6 reforços para o GD Chaves tentar no mercado de janeiro

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *