A Taça de Portugal está de volta ao Municipal! O Desportivo de Chaves, a viver uma fase complicada, tenta dar uma alegria aos adeptos flavienses, num jogo frente a uma das equipas mais fortes da Liga 3.
Índice
Antevisão Chaves vs Lourosa
Quis o destino que o reencontro com o Lourosa aconteça, precisamente, na Taça de Portugal, exatamente como aconteceu da última vez em 1993/1994, numa eliminatória de má memória para o Chaves: derrota por 1-0, com um golo marcado no prolongamento.
Agora o cenário repete-se. O Desportivo está na Segunda Liga e o Lourosa nas divisões mais abaixo.
Não fosse este um aviso sério, basta olhar para a última eliminatória da Taça, em que a formação do distrito de Aveiro eliminou o Vizela num extraordinário 4-3 após prolongamento. Marco Alves terá de manter os jogadores muito concentrados.
Quanto ao jogo, o técnico dos transmontanos deverá fazer alterações ao onze, com a entrada a titular de Rodrigo Moura a ser quase garantida. Falta saber se jogadores como Tiago Almeida ou Aarón terão uma oportunidade, sabendo-se de antemão que há seis baixas confirmadas: Gonçalo Pinto, Vasco Fernandes, Sanca, Wellington, Platiny e Jô, todos lesionados.
O pontapé de saída será às 16h15 deste domingo, com transmissão no Canal 11. Um duelo em que os Valentes Transmontanos procuram sorrir numa prova-rainha que é bastante querida para as gentes flavienses.
Marco Alves quer “chegar longe” depois de matar o borrego na Taça
Na antevisão ao jogo, o treinador do Chaves garantiu que quer “chegar longe” na Taça de Portugal, depois de ter acabado com cinco anos seguidos sem passar da primeira eliminatória em que participa.
“Matámos o borrego. Agora, temos a possibilidade de poder jogar perante os nossos adeptos e contamos com o seu apoio. Têm estado cá nos momentos mais adversos, contamos que eles nos apoiem para levar de vencida o Lourosa”, garantiu o técnico flaviense.
Ainda assim, o jogo promete ser difícil: “A diferença entre a Segunda Liga e as melhores equipas da Liga 3 não é muito grande e sabemos que o Lourosa encontra-se nesse lote”, alertou.
Jogador a ter em atenção
Miguel Pereira – Muito cuidado com este avançado experiente, que foi o carrasco do Vizela na eliminatória anterior. Miguel Pereira conta já com cinco golos em dez partidas. Há que ter atenção.
Outros jogadores no plantel do Lourosa são o velho conhecido Avto, agora na Liga 3, que pode tentar dar dissabores à antiga equipa. O defesa Marcos Valente, o médio Diogo Pereira ou os avançados Lucas Villela e Zakpo podem causar dificuldades.
Onzes prováveis
GD Chaves: Rodrigo Moura, Tiago Almeida, Tounkara, Júnior Pius, Aarón, Roan Wilson, Pedro Pelágio, Ktatau, Rúben Pina, Rui Gomes, Paul Ayongo.
Lusitânia Lourosa: Guilherme, Nhayson, Marcos Valente, Jota, Henrique Martins, Diogo Pereira, Tokinho, Renato Soares, Zakpa, João Vasco, Miguel Pereira.
Últimos resultados
1993/1994: Chaves 0-1 Lourosa (Taça de Portugal)
1984/1985: Chaves 3-0 Lourosa
1982/1983: Chaves 6-0 Lourosa
1979/1980: Chaves 3-0 Lourosa
1978/1979: Chaves 3-0 Lourosa