Depois de nas últimas 4 temporadas os Valentes Transmontanos terem caído logo no primeiro jogo, esta temporada o GD Chaves tem avançado na prova-rainha, com a esperança de regressar aos oitavos de final cinco anos depois.
Indíce
Histórico na competição
A última vez que o Chaves esteve nos oitavos de final foi na época 2019/2020, ano que contou com uma caminhada de destaque dos Valentes Transmontanos, que eliminaram os primodivisionários Boavista e Belenenses SAD, antes de cair diante do Académico Viseu.
Na época anterior, os flavienses também alcançaram os ‘oitavos’, tendo sido derrotados pelo Aves já depois de ultrapassar o Santa Clara e Pedras Salgadas.
Mas antes dos oitavos, primeiro há que passar a 4.ª Eliminatória e o histórico do desportivo nesta fase é desfavorável: em 14 participações do Chaves, apenas por 5 vezes conseguiu passar à próxima fase.
Nota curiosa: A primeira vez que o Chaves chegou aos oitavos de final foi na época 59/60 onde defrontou o Barreirense. Na primeia mão deu-se um empate a uma bola em Chaves, depois houve empate no Barreiro, e num terceiro jogo o Barreirense acabaria por vencer por 1-3.
Antevisão Casa Pia x Chaves
Mas a história é isso mesmo, história, e como dizem os expertos “as estatísticas são para ser quebradas” e o Chaves procurará alcançar mais uma vez os oitavos de final.
A viagem é longa, a equipa de Marco Alves vai até Rio Maior, para visitar um adversário de Primeira Liga.
Este será o primeiro confronto entre Casa Pia e Chaves a contar para a Taça de Portugal, mas estas duas equipas já se defrontaram por 10 vezes, sendo que os flavienses neste capítulo têm vantagem com 6 vitórias, contra as 4 do Casa Pia, como Visitante, o Chaves tem 3 vitórias em 5 jogos. Curiosamente nunca se verificou nenhum empate entre Casa Pia e Chaves.
Marco Alves, que recebeu boas notícias durante estas duas semanas de “descanço”, já viu Kiko Pereira (que saiu lesionado no último jogo), Pedro Pelágio, Sanca e Rúben Pina subir ao relvado para fazer corrida. Ainda assim, dificilmente serão opção para o jogo de amanhã, e vão manter-se no lote de indisponíveis, onde ainda estão Jô Batista, Pedro Tiba, Wellignton, Ktatau, Melro e Brice, todos eles lesionados.
Nos Gansos, Kiki Silva e Clau Mendes são as principais baixas do treinador João Pereira.
Espera-se um jogo complicado para a equipa flaviense que ainda com muitas baixas, estará limitado nas opções, e contra uma equipa de um escalão superior, com nomes interessantes ocupam à data o 9º Lugar a Primeira Liga.
Marco Alves diz que “vamos fazer tudo para passar esta eliminatória
O técnico assume que “devido às divisões em que cada uma equipa está” e também pelo “fator casa”, apesar do favoritismo (teórico) o Chaves “não vai em passeio a Rio Maior e vamos fazer tudo para passar esta eliminatória”, e assim regressar aos quartos de final da competição.
Por outro lado considera que esta paragem foi benéfica para “recuperar jogadores que durante esta semana foram dados como aptos clinicamente para jogar”, mas por outro lado não foi tão benéfica umas vez que “interrompeu o bom momento da equipa”.
Jogador a ter em atenção
Nuno Moreira – O Extremo criativo de 25 anos, é uma das setas apontadas no ataque dos gansos. Formado no Sporting e com uma técnica e velocidade invejável, o avançado natural de Espinho poderá causar muitas dores de cabeça à defesa flaviense, que terá de ter um carraça irrepreensível defensivamente para conseguir anular os ataques pela esquerda do Casa Pia.
Mas nem só de Nuno Moreira vive o ataque do Casa Pia, que conta ainda com um experientissimo Cassiano que regressa a Portugal e leva já 4 golos em 6 jogos, o experiente avançado Brasileiro regressou a Portugal depois de representar Estoril Praia, Vizela e Boavista. No meio campo será preciso muita atenção a Paulo Roberto, Segovia e Kraev. Na defesa os gansos contam com um Campeão Europeu por Portugal, José Fonte chegou a Pina manique proveniente do Braga e apesar dos seus 40 anos, é ainda um jogador a ter em conta dado a sua experiência.
Onzes Prováveis
Casa Pia – Patrick Sequeira, João Goulart, Ruben Kluivert, Nermin Zolotic, André Geraldes, Rafael Brito, Andrian Kraev, Leonardo Lelo, Max Svensson, Cassiano, Nuno Moreira
GD Chaves – Vozinha, Carraça, Bruno Rodrigues, Júnior Pius, Kiko Pereira, Pedro Pinho, Roan Wilson, Rui Gomes, André Ricardo, Paulo Victor, Paul Ayongo
Últimos Resultados
2023/24 – Casa Pia 3-1 Chaves
2022/23 – Casa Pia 1-2 Chaves
2021/22 – Casa Pia 1-0 Chaves
2020/21 – Casa Pia 1-2 Chaves
2019/20 – Casa Pia 0-1 Chaves (Taça da Liga)