É um golpe na formação do GD Chaves. A certificação da Federação Portuguesa de Futebol retirou uma estrela às camadas jovens do Desportivo, que deixam assim de ser a melhor da região de Trás-os-Montes, revelou o próprio organismo que gere o futebol não-profissional.
Com apenas três estrelas, a formação flaviense passará a estar lado a lado com escolas mais pequenas, como a Geração Talentos, Boticas ou o Vilar de Perdizes, e será ainda ultrapassada pelo Vila Real, que recebeu as quatro estrelas e passa a ser a melhor escola da região e a única com este grau de certificação.
As estrelas são dadas de acordos com critérios de pontuação até ser dada uma nota final. Para ter as três estrelas, é preciso um resultado entre 50 e 79,99. Para as quatro estrelas, a nota tem de estar entre 80 e 89,99 pontos.
Formação do GD Chaves abre inscrições para futebol e modalidades
Apesar da certificação mais baixa, as camadas jovens do Desportivo continuam a preparar a nova temporada, com inscrições abertas para novos atletas.
Desde os petizes (6/7 anos) aos juniores (sub-19), é possível fazer a inscrição na secretaria da bancada central.
Já nas modalidades, é possível entrar no voleibol (até aos 18 anos), judo (todas as idades) e ainda com quatro modalidades abertas consoante o número de participantes: futebol feminino, andebol, BTT e atletismo.
Estupefato! Depois de o Desportivo de Chaves ter obtido 4 estrelas nos últimos anos e a menos que algo de muito grave se tenha passado, é no mínimo estranho ter descido para 3 estrelas, equiparando-se a outros clubes do distrito com muito menos recursos humanos, materiais e logísticos. O processo de certificação das entidades formadoras é de facto, muito complexo e exige de quem o elabora, uma capacidade de trabalho extrema, devendo ser sempre complementada com o auxílio de técnicos e direção do clube. Independentemente de ter militado na 1ªdivisão na época transata, é algo que não influencia o processo da formação. Conheço o clube, conheço as pessoas que trabalham na certificação e sei que dedicam muito do seu tempo a este dossier. Certamente que, com a colaboração de todos, voltarão facilmente a recuperar as 4 estrelas pois esta classificação em nada abona o excelente trabalho de formação de jovens atletas do GD Chaves de onde saem frequentemente para grandes clubes dignificando assim a instituição e Trás-os-Montes. Um forte abraço a todos!