O futsal do GD Chaves está de volta aos pavilhões já esta época e logo com uma aposta de peso da parte do clube, que tem um projeto ambicioso para a modalidade que já deu muitas alegrias aos adeptos flavienses.
Esta quarta-feira, o Chaves anunciou o antigo jogador e atual dirigente Pajé como coordenador do novo departamento de futsal. No currículo tem trabalho feito no Santo Estevão e na AD Flaviense, tanto como jogador, técnico e tem coordenado os departamentos.
Explicamos como está a ser pensada a nova secção do clube presidido por Bruno Carvalho.
Índice
Aposta na formação e equipas até aos seniores
Ao todo estão planeadas 12 equipas para atacar a nova época, com uma aposta considerável na formação para criar bases no Desportivo.
Pretende-se inscrever equipas mistas de sub-6 (petizes A e B), sub-8 (traquinas A e B), sub-10 (benjamins), sub-12 (infantis A e B), sub-15 (iniciados), sub-17 (juvenis A e B), seniores masculinos e veteranos masculinos. Plantéis que irão competir nas distritais da AF Vila Real.
Apesar do passado a nível sénior que outras equipas flavienses tiveram ao longo dos anos, a garantia é que o investimento no futsal tem como grande objetivo o trabalho com jovens, daí o número alto de equipas que se procura estrear.
Os treinos começam em setembro e os campeonatos terão início em outubro. Nas próximas semanas devem ser anunciadas as equipas técnicas que vão orientar as primeiras equipas azul-grená.
Futsal do GD Chaves adormecido desde o fim da equipa feminina
Passaram dois anos desde o último jogo de uma equipa de futsal do Desportivo e Chaves. Estávamos em 2022 e o futsal feminino jogou com o Novasemente, num duelo que ficou 1-1, no final de uma época atribulada que levou a uma descida de divisão.
Mas durante nove anos o futsal feminino trouxe alegrias aos Valentes Transmontanos. Conta-se a subida à I Divisão, as oito épocas no topo e a grande chegada à final da Taça de Portugal em 2019/2020, só parada na final por 5-0 contra o Benfica.
Sufocada pelas dificuldades organizativas fora de campo, desde as deslocações das jogadoras à falta de condições do pavilhão, esta equipa de futsal do GD Chaves acabou por ser descontinuada.
Chaves Futsal: O projeto ambicioso que voou demasiado perto do Sol
Ponto prévio: o Chaves Futsal nada tinha a ver com o Desportivo, mas marcou uma página no desporto flaviense por alturas de 2010, onde se sonhou alto com uma possível subida à I Divisão.
Chegados à III Divisão em 2008/2009, precisaram de duas épocas para subir à Segunda, onde a ambição de alcançar o topo do futsal português atingiu o ponto mais alto… Mas também a queda até à inevitável extinção do clube pouco depois.
Com um investimento alto, vários estrangeiros e as fichas todas apontadas à promoção, o 5.° lugar final acabou por ser um rude golpe, apesar de terem ficas próximos do pódio mas a alguma distância dos lugares de promoção.
Daqui, acabou por cair no esquecimento e extinguiu-se rapidamente, com outros clubes como o Ervededo, AD Flaviense, Hóquei Flaviense, Santo Estevão ou Contacto a tomarem o lugar na cidade, com mais ou menos sucesso, mas sempre com muita dedicação da parte dos responsáveis.
Agora é a vez do Desportivo ter uma palavra a dizer no futsal.