Debaixo de um forte calor e com algumas dezenas de adeptos no topo sul, o Desportivo de Chaves deu o pontapé de saída da preparação da nova época, com muitas novidades e dúvidas à volta do plantel transmontano.
No relvado do Municipal estiveram 22 jogadores, entre eles o três reforços anunciados, tal como outros jogadores cujo futuro deve passar por outras paragens:
Os guarda-redes Gonçalo Pinto e Rodrigo Moura, os defesas João Correia, Sylla, Langa, Sandro Cruz, Guilherme, João Queirós, Edu e Bruno Rodrigues, os médios Guima, Pedro Pinho, Hélder Morim, João Pedro, Keyns Abdala e Talysson e os avançados Abass, Picas, Héctor, Jô, Benny, e o jovem Rodrigo Melro.
Com vários jornalistas a captar as primeiras imagens do Chaves 2023/2024, o novo técnico José Gomes e o presidente da SAD, Francisco José Carvalho, falaram à imprensa.
José Gomes: Treinador com muito a provar, mas sem ilusões
À frente dos destinos flavienses está José Gomes, treinador com muitos anos de futebol, mas que vem de uma época complicada, com a descida no Marítimo. Um episódio que deixa para trás e foca-se no futuro do Desportivo, mas com cautela.
“O objetivo do clube, oficialmente, é a manutenção. Eu acho que pode ser um risco desmedido se nós colocarmos, à partida, um objetivo para além disso”, disse.
Com rasgados elogios para o antecessor, promete uma transição tranquila para as ideias na nova equipa técnica: “Vítor Campelos fez um excelente trabalho e deixou a fasquia alta. Conheço a forma como joga, a seriedade que tem como profissional e o rigor com que transmite as suas ideias. Temos muitos aspetos em comum e que tornarão a transição mais fácil.”
Presidente da SAD: “Vamos ter de contratar onze jogadores”
O GD Chaves está a meio de uma revolução no plantel, com várias saídas e muitos reforços aguardados em Trás-os-Montes. Com um orçamento de oito milhões de euros (um aumento de 30%), a SAD promete mudanças.
“No passado foi mais fácil porque saíram só três ou quatro jogadores. Este ano vamos ter de contratar cerca de 11 jogadores, é quase uma equipa nova”, disse o presidente da SAD flaviense.
No entanto, o grosso das contratações apenas deve chegar ao Municipal “dentro de uma a duas semanas”, já que “o mercado está muito inflacionado”, garantiu Francisco José Carvalho.
Entretanto, Nélson Lenho foi confirmado no Desportivo de Chaves, onde terá tarefas de “scouting e contratação de jogadores”.
Cinco jogos particulares anunciados
A pré-época dos Valentes Transmontanos volta a ter como base as próprias instalações do Desportivo de Chaves, com o estádio a ser feito no Municipal e no complexo desportivo.
Na preparação para o regresso do campeonato, há cinco jogos particulares anunciados pelo clube:
8 julho: GD Chaves vs Fafe (10H30)
12 julho: GD Chaves vs Lank Vilaverdense (10H30)
15 julho: AVS Futebol SAD vs GD Chaves (17H00)
19 julho: GD Chaves vs Vizela (18H00)
26 julho: Académico Viseu vs GD Chaves (10H30)