Tounkara é uma das contratações do Chaves este verão

Foto: GD Chaves

O mercado de transferências fechou e é altura de darmos nota às 14 contratações do Chaves para esta época.

Foi um verão mexido, mas teme-se que o plantel não tenha a qualidade necessária, com várias contratações a chegarem tarde e sem o Desportivo ter um goleador nato.

Vamos à avaliação das contratações do Chaves neste mercado.

Um a um: As notas das contratações do Chaves para 2024/2025
Platiny é um dos reforços deste verão Foto: GD Chaves

Vozinha – Nota 1

Era suposto dar estabilidade à baliza mas teve um início de época muito difícil, com demasiada insegurança para um guarda-redes com 38 anos. Vindo do campeonato eslovaco, tem de se redimir porque para já é uma desilusão.

Tiago Almeida – Nota 3

Um lateral direito jovem e que já foi internacional sub-21 é um belo cartão de visita deste reforço, mas ainda nem se estreou pelo Chaves.

Ainda assim, recebe uma nota positiva, sabendo-se que tem potencial para mostrar serviço de azul-grená.

Mamadou Tounkara – Nota 3

Chegou com bom currículo e rótulo de promessa do Vitória SC e há boas expetativas para o defesa maliano ao serviço do Desportivo.

Porém, não passou desse estatuto nos vimaranenses, passando mais tempo na equipa B. Parece ser interessante, mas falta mostrá-lo em campo.

Kiko Vilas Boas – Nota 3

Um bom lateral esquerdo que chegou por empréstimo do Gil Vicente. É competente e não deverá dar grandes calafrios aos adeptos, o que é um bónus depois da desilusão que foi Sandro Cruz. Para já, tem feito um bom trabalho.

Aarón Romero – Nota 2

O espanhol é castigado na nota por ainda ter-se visto pouco dele esta época. No entanto, o cartão de visita não é propriamente fantástico, vindo do Almería B, do quinto escalão do país vizinho. Mas o lateral esquerdo até deu boas indicações na pré-época. É esperar que nos contrarie e faça uma boa temporada.

Roan Wilson – Nota 3

Um três curtinho para o médio costa-riquenho. Há esperança que venha a ser um jogador importante ainda esta época, mas para já tem estado uns furos abaixo do esperado. Será culpa dele ou está a ser prejudicado pela má fase da equipa? É esperar para ver.

Pedro Pelágio – Nota 3

Chegou tarde, mas é uma das contratações do Chaves com melhor currículo, muitos jogos na Primeira Liga e espera-se que mexa com o meio-campo flaviense.

Para já ainda não foi titular, mas deve ganhar o lugar ao elo mais fraco do miolo, seja ele quem for.

Pedro Tiba – Nota 4

Uma nota inflacionada pelas boas memórias que temos de Tiba, mas ainda falta vê-lo a “partir tudo” no Chaves. O contexto da equipa não é o melhor e a idade já pesa nas pernas, mas o médio experiente pode ser muito importante neste Desportivo. Pode não conseguir levar a equipa às costas, mas os colegas têm de o ajudar.

André Ricardo – Nota 3

Fazia muita falta um médio ofensivo e Amdré Ricardo pode ser uma surpresa, mas para já sabe-se pouco do ex-PAOK. Deu boas indicações na formação e nos sub-23 do Famalicão, mas mal jogou nas últimas épocas. É esperar para ver, sendo uma das contratações do Chaves que chegaram mais tarde.

Rúben Pina – Nota 3

Veio do despromovido Belenenses e pouco se sabia dele, mas tem surpreendido ao desequilibrar um ataque sem ideias.

O extremo tem aparecido e desaparecido da equipa, mas deu boas indicações e pode vir a ser muito importante na equipa.

Rui Gomes – Nota 4

Ok, vamo-nos pôr a jeito com este. Rui Gomes foi uma contratação do último dia de mercado mas temos muita esperança nele para fazer a diferença no Desportivo.

No passado falámos precisamente dele para ser reforço e agora que veste de azul-grená esperamos o melhor dele. Os números que conseguiu no Tondela foram um bom augúrio. Vamos ver se cumpre as expetativas.

Wellington – Nota 3

Uma nota positiva muito baixinha para o extremo. Fosse na universidade e tinha de ir à oral. O regresso foi bem visto, apesar da idade, mas as pernas parecem pesar ao brasileiro que não tem sido o desequilibrador que se esperava. Ainda assim, marcou o único golo feito por jogadores do Chaves, o que lhe aumenta a nota.

Platiny – Nota 2

Veio para a terceira passagem no Chaves e, apesar de nunca ter sido um goleador nato, sempre foi seguro na frente de ataque e pode vir a ser muito útil.

O problema é que já se lesionou com gravidade e, por isso, há dúvidas sobre aquilo que possa contribuir para a equipa. Daí a nota negativa.

Paul Ayongo – Nota 2

O Chaves bem precisava de um matador na frente de ataque e Ayongo… Não o é. Certo que surpreendeu quando apareceu no Amarante há umas épocas e chegou a fazer vários golos no Académico Viseu, mas é mais um Platiny que um Héctor.

Vamos esperar para ver, mas parece ter sido mais um reforço para tentar calar os adeptos que propriamente para mudar a equipa. Que nos surpreenda!

*Notas de 1 a 5

1 thought on “Um a um: As notas das contratações do Chaves para 2024/2025

  1. É preciso dizer em que escala estão a ser classificadas as contratações! 0 a 5? 0 a 10? 0 a 30?

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *