Cinco anos depois, chega ao fim a história de João Teixeira ao serviço do Desportivo de Chaves. O médio rejeitou renovar pelos flavienses, fez as malas e rumou ao Catar, onde assinou pelo Al Markhiya.
O ex-capitão dos transmontanos fez a melhor época na Primeira Liga, com cinco golos e cinco assistências em 35 jogos de azul-grená. Em final de contrato, acabou por aceitar a aventura nas arábias.
De Vilão a Herói: a ascenção de João Teixeira
Foi no verão de 2018 que o médio chegou ao GD Chaves, vindo do Vitória FC. Uma antiga promessa do Benfica, prometia muito mas rendeu pouco, com lesões e indisciplina à mistura.
Durante dois anos foi um dos jogadores mal-amados pelas bancadas do Municipal, mas virou a página com a chegada de Vítor Campelos. De primadona passou a estrela, de um golo por época passou para oito e levou a equipa à Primeira Liga.
Na última época, assinou a melhor campanha no campeonato, que ajudou o Desportivo a alcançar o 7.° lugar. Para trás ficam 19 golos em 134 jogos de azul-grená, sendo o 18.° jogador com mais partidas pelo GD Chaves.
Agora vai voltar a ser emigrante, ao jogar na equipa do Catar e onde vai jogar ao lado de Yusupha, antigo extremo do Boavista, e Naby Sarr, que passou pelo Sporting.