O primeiro treino do Chaves, em pleno relvado do Municipal, deu início à preparação dos flavienses para 2024/2025. Marco Alves, o novo treinador, contou com 23 jogadores nas sessões de trabalho, primeiro de manhã, depois à tarde perante algumas dezenas de sócios do Desportivo.
Entre os elementos às ordens da nova equipa técnica estiveram já os quatro reforços confirmados dos transmontanos: o guarda-redes Vozinha, o lateral esquerdo Romero, o extremo Wellington, que regressa à equipa, e o também extremo Rúben Pina.
No regresso ao Municipal, onde foi adjunto de Vítor Campelos durante duas épocas e meia, o novo timoneiro garantiu que a fasquia está na luta pela subida e quer aproveitar a oportunidade nos flavienses.
“Treinar o Chaves é uma responsabilidade imensa, mas milhares de pessoas gostariam de estar no meu lugar. No Chaves é impossível entrar para empatar. Vai entrar em todos os jogos com o objetivo de ganhar os três pontos e ao fazer isso vai estar nos lugares cimeiros. Os campeonatos resolvem-se na parte final e nós queremos chegar a esse momento a poder estar nessa luta.”
Apesar de já ter um número considerável de atletas para trabalhar, há vários ex-emprestados e jogadores da equipa B, que ainda têm o destino por definir. “São jogadores que estão a ser avaliados e em princípio farão parte do plantel”, disse o treinador, que admitiu que “pode haver troca de jogadores” entre a equipa A e B “dependendo do trabalho de cada um.”
Já o presidente da SAD revelou que o orçamento para a época é de 4,5 milhões de euros e assumiu que vão acontecer mudanças no plantel, tanto quanto a mais reforços, como futuras vendas.
“Estamos em negociações com dois ou três reforços. São processos demorados. Saídas? Claro, mas sem prejudicar a qualidade do Chaves. Tem de haver uma compensação financeira ou uma percentagem de passe. Tem sido com esses negócios que temos conseguido pagar as nossas contas. Foi assim com o Langa, com o Marcão, com o Eustáquio, o Juninho, de quem temos uma boa percentagem e pode ser vendido. Todos os anos temos de fazer dois milhões de euros e meio em vendas.”
Entre as contratações em vista deverão estar o médio Pedro Tiba, que só falta oficializar o regresso a Chaves seis anos depois, e o lateral brasileiro Mansur.
Picas, Sandro Cruz e Abass ausentes do primeiro treino do Chaves
Ainda fora das opções no primeiro treino do Chaves estiveram o extremo Picas (regressado de empréstimo) e o lateral Sandro Cruz, ambos ao serviço da seleção de Angola e que só se vão apresentar mais tarde.
Mais inesperada foi a ausência de Issah Abass, mas o ganês faltou com a devida autorização, devido à morte de um familiar. Porém, permanecerá incerta a continuidade no Chaves.
Guima e Benny faltam e são alvo de processo disciplinar
Há dois casos de disciplina para a administração resolver, depois de Guima e Benny faltarem sem autorização ao primeiro dia de treino e a serem alvo de processos disciplinares.
“Os jogadores não compareceram nos exames médicos e vai ser aberto um processo, que será entregue ao departamento jurídico, que vai tomar as devidas ações contra os jogadores”, afirmou o presidente da SAD do Chaves.
O médio moçambicano já tinha manifestado vontade de sair, apesar da administração assegurar que acionou uma cláusula para renovar de forma automática por mais uma época. O caso de Benny foi mais inesperado e poderá terminar com a saída do extremo formado no Sporting.
Equipa técnica com Blessing Lumueno e mais seis
No primeiro treino do Chaves já esteve a equipa técnica completa do treinador Marco Alves, com sete membros a acompanharem o novo timoneiro do conjunto azul-grená.
Blessing Lumueno, comentador televisivo e ex-treinador dos juniores do Sporting de Braga, será um dos adjuntos, tal como Fábio Pais (antigo treinador do União Lamas). Tiago Castro mantém-se como o treinador de guarda-redes da casa, tal como Nuno Ferreira.
André Lopes chega das camadas jovens do FC Porto para ser o analista da equipa. Quanto a fisiologistas, Pedro Castro vem para o Chaves depois de ter estado no Abambres e fará parceria com André Bernardo, que continua no staff flaviense.
Plantel no primeiro treino do Chaves
Guarda-redes: Vozinha, Rodrigo Moura, Gonçalo Pinto, Viktor (Juniores).
Defesas: Sylla, Ygor, Vasco Fernandes, Júnior Pius, Bruno Rodrigues, Guilherme, Aarón Romero.
Médios: Pedro Pinho, Brice (B), Morim, Kelechi, Ktatau.
Avançados: Wellington, Rúben Pina, Leandro Sanca, Melro (B), Jô Batista, Paulo Victor, Kusso (B).