
A Lista A às eleições do GD Chaves apresentou o programa eleitoral para os próximos dois anos. Depois de 14 anos a presidir a direção do clube, é prometido aquilo que não foi feito durante esta quase década e meia. O que mudou agora? Bom, vamos à análise dos pontos mais importantes daquilo que a candidatura da família Carvalho tem para oferecer.
Índice
1. Formação e Futebol Jovem
Departamento de Formação
• Estruturar um Gabinete de Scouting e recrutamento de jovens jogadores
Finalmente a palavra scouting entra no vocabulário de alguém da direção. A única vez que tal aconteceu no Desportivo foi por iniciativa e esforço de um certo treinador que agora até dá cartas no Campeonato de Portugal, mas que acabou por ser despedido do Chaves. Aquelas coisas da vida. Bem, mais vale tarde que nunca.
• Plataforma interna para gestão técnica de controlo e avaliação do processo de desenvolvimento das equipas.
Tem uma série de termos pomposos, mas é algo que qualquer clube tem à partida. Há várias plataformas que podem fazer isto e é assustador se nenhuma fosse usada nestes anos todos pela formação.
Objetivos
• Assegurar a subida e manutenção nos campeonatos nacionais (sub-15 aos sub-19)
É o mínimo que o Desportivo tem de exigir. Pena que tenhamos mais duas épocas de futebol distrital em iniciados e juvenis.
• Potenciar jogadores para o futebol profissional
Agora que querem vender a SAD é que tentam preparar jogadores para o futebol profissional? Passaram 14 anos a fazer o quê?
• Apostar na progressão dos nossos jovens até à equipa principal
Muito bem, mas… Em 14 anos não se fazia isso? Nem quando havia equipa satélite?
• Apoiar a continuidade da Equipa B no Campeonato de Portugal.
Ora aqui começam os problemas. O que tem o clube a ver com a equipa B, que pertence à SAD? O controlo dela vai passar para o clube? E como se vai pagar essa equipa? Ou estão a misturar SAD com clube outra vez para tentar enganar meia dúzia de distraídos?
Perfil do Jogador – Valente Transmontano
• Definição do perfil do jogador – Valente Transmontano
Era giro que explicassem o que querem dizer com isto. É porque vão acabar com os contentores de estrangeiros que chegam todos os anos aos juniores?
• Definição de linhas orientadoras de desenvolvimento a longo prazo (i.e., modelo de formação) do jogador GD Chaves
Isto ser proposta num programa eleitoral é quase insultuoso. O que é que andavam a fazer estas alminhas nos últimos 14 anos? Agora é que se lembram do básico num clube de formação?
• Maior proximidade com equipa profissional
Mais uma vez: só agora, que pretendem vender a SAD? Nunca se fez isso nos últimos anos porquê? Não convinha? É só para encher o programa eleitoral.
• Incrementar visibilidade nacional e internacional do jogador GD Chaves com participação em torneios nacionais e internacionais
Cruzes credo! Até a Flaviense ia para torneios internacionais em 2009 e agora é que querem ir para essas provas com os miúdos? Vão com 14 anos de atraso.
• Projeto futebol feminino
Muito bem, era para ontem aproveitar o crescimento do futebol feminino. É bom é que não se fique pelo papel.
Perfil do Treinador – Valente Transmontano
Uma série de lugares-comuns sobre algo que é elementar a qualquer clube formador: escolher treinadores que se identifiquem com o projeto e ajudá-los a evoluir.
2. Modalidades e Expansão Desportiva
• Reforçar e expandir as modalidades já existentes: voleibol, judo e futsal
Modalidades, finalmente! Só esperamos é que não tenham o mesmo destino do futsal feminino, que depois de ir à final da Taça de Portugal foi extinta sem cerimónias pela direção, composta pelas mesmas pessoas que vão agora a votos.
3. Infraestruturas
• Comodato do Estádio Municipal Eng. Branco Teixeira com a Câmara Municipal, para avançar com o projeto da cobertura e camarotes na bancada central descoberta
Isto não faz sentido nenhum. Então o estádio, que foi oferecido à SAD naquele protocolo desastroso para o clube, vai ter obras de fundo por iniciativa da direção do clube, cujas equipas não usam o estádio? Vai pagar o clube camarotes e cobertura para os adeptos que têm de pagar bilhete para ver a equipa da SAD? Está tudo bem? Voltaram a esquecer-se que SAD e clube são coisas diferentes?
• Construção de uma bancada no campo relvado do Complexo Desportivo, para que a equipa B e os sub-19 possam ali disputar jogos oficiais
Esperemos que seja uma bancada a sério e não aquelas escadas que puseram ao lado do sintético. Já agora, cobertura e cadeiras para aqui não devia de ser uma prioridade? Mais, porque é que o clube se vai meter em obras do complexo desportivo da SAD? Sempre a misturar duas coisas diferentes…
• Substituição do relvado sintético do campo de treinos anexo ao estádio
Faz todo o sentido, já está mais que gasto. Tem de ser uma prioridade.
• Criação de um campo de terra batida no parque da bancada dos adeptos visitantes
Esta é de levar as mãos à cabeça. Depois de abandonarem o ‘Maracanãzinho’ estes anos todos, agora lembram-se que aquilo dava um bom campo de treinos? E nem é criar, é recriar aquilo que já lá esteve durante décadas.
4. Sustentabilidade Financeira
• Aumentar as receitas próprias com quotas, bilhética e eventos.
Esta secção está cheia de lugares-comuns, mas vamos focar esta aqui. Então querem aumentar as receitas com quotas? Espero que seja quebrando o protocolo com a SAD, que recebe 70% (!) desse valor. Ou o objetivo é alimentar a SAD?
5. Ligação à Região e aos Sócios
Outra secção lotada de ideias básicas, giras de se dizer, com uma série de lugares-comuns, mas que não acrescenta grande coisa.
Aumentar o preço das camisolas.