Depois da pausa para as seleções, o Desportivo regressa ao campeonato numa posição delicada, mas de esperanças colocadas nos últimos reforços de verão para terminar a espiral negativa que dura desde a época passada.
Índice
Antevisão Felgueiras vs Chaves
Frente ao Felgueiras, os comandados de Marco Alves procuram a primeira vitória da época, numa deslocação ao terreno de um recém-promovido à Segunda Liga. Do lado felgueirense, somam por empates os quatro jogos no campeonato.
Os flavienses chegam a esta fase à procura da primeira vitória e numa situação preocupante: dois empates e duas derrotas, a última das quais por uns pesados 3-0 frente a Mafra.
A juntar a este cenário difícil, continuam os problemas com lesões estando o guarda-redes Gonçalo Pinto, o defesa Pius, o médio Pinho e os avançados Platiny e Jô indisponíveis.
Assim sendo, o conjunto azul-grená espera pelo contributo de Ayongo, Rui Gomes e André Ricardo, últimos reforços para o treinador Marco Alves.
De assinalar o regresso dos duelos entre Chaves e Felgueiras nos campeonatos profissionais. O último tinha sido em 2005, numa época em que o Desportivo desceu de divisão, mas manteve-se porque os felgueirenses abriram insolvência e acabaram por ser extintos.
Marco Alves não se arrepende: “milhares de treinadores adorariam estar no meu lugar”
Sem ganhar em quatro jogos, o treinador Marco Alves começa a estar sobre pressão. Depois de um mercado aquém, garantiu que não se arrepende de vir para o Chaves: “Teria aceitado sem hesitação, sem pensar duas vezes. Há milhares de treinadores que adorariam estar no meu lugar”, disse o técnico.
Sobre o jogo, colocou a fasquia elevada. “O único resultado positivo será alcançar os três pontos.”
Jogador a ter em atenção
Théo Fonseca – Ainda não marcou nenhum golo, mas é preciso muita atenção com este avançado de grande nível que regressou a Felgueiras esta época.
Com histórico goleador no terceiro escalão, esteve na Primeira Liga ao serviço do Famalicão nas últimas três épocas, onde esteve a contas com uma lesão. Mas atenção: 15 golos em 28 jogos, foi o registo que conseguiu em 2021/2022, antes de dar o salto.
Há mais jogadores a ter em conta, como os atacantes Bruninho e João Santos, enquanto no meio-campo está Aílson Tavares. Na defesa, cuidado com o jovem defesa Afonso Silva, cheio de potencial.
Onzes prováveis
Felgueiras: Bruno Pinto, Eiró, Rampa, Afonso Silva, Banguera, Vasco Moreira, Landinho, Gabi Pereira, Feliz Vaz, Léo Teixeira, Théo Fonseca.
GD Chaves: Vozinha, Carraça, Vasco Fernandes, Tounkara, Kiko Vilas Boas, Pelágio, Pedro Tiba, André Ricardo, Wellington, Rui Gomes, Paulo Victor.
Últimos resultados
2021/2022: Felgueiras 2-0 GD Chaves (Taça de Portugal)
2004/2005: Felgueiras 0-1 GD Chaves
2003/2004: Felgueiras 3-0 GD Chaves
2002/2003: Felgueiras 2-2 GD Chaves
2001/2002: Felgueiras 3-0 GD Chaves