152 dias depois, o Chaves conseguiu finalmente voltar às vitórias, com um triunfo por 2-1 sobre o Felgueiras fora de portas. Três pontos arrancados à… cabeçada pelos flavienses.
Índice
A crónica do Felgueiras vs Chaves
Numa manhã solarenga, após duas semanas de trabalho com a pausa para as seleções, o treinador Marco Alves lançou de início os reforços Rui Gomes e Paul Ayongo para dar uma nova vida aos transmontanos, enquanto Pelágio foi titular no lugar de Pedro Tiba.
Mas as coisas começaram da pior forma: logo aos cinco minutos, um remate fantástico de Léo Teixeira de fora da área fez o 1-0 para os felgueirenses, sem hipóteses para o guarda-redes Vozinha. Adivinhava-se mais um jogo sofrível, mas o Desportivo de Chaves levantou a cabeça.
Nem cinco minutos depois de sofrer o golo, um ataque rápido levou a bola até Ktatau, que descobriu Wellington nas costas da defesa e o extremo brasileiro atirou cruzado para o 1-1. Segundo golo na época do experiente avançado, melhor marcador dos Valentes Transmontanos.
Depois de muitas faltas e dureza de parte a parte, Rui Gomes teve nos pés a hipótese de fazer a reviravolta, mas o estreante atirou ao lado numa oportunidade de ouro.
O momento glorioso chegou aos 66′. Canto na esquerda, Bruno Rodrigues desvia no meio da área e Vasco Fernandes só precisou de encostar de cabeça para fazer o 2-1, numa explosão de alegria para o Desportivo.
Até ao fim, o conjunto azul-grená teve de suster os ataques do adversário. Aí brilhou Vozinha com duas defesas extraordinárias a garantirem a primeira vitória do Chaves na época.
Onzes iniciais e substituições no Felgueiras vs Chaves
Felgueiras: Bruno Pinto, Eirô, Rampa, Afonso Silva, Banguera (Pedro Rosas, 86′), Vasco Moreira (John Arthur, 72′), Landinho (Aílson Tavares, 59′), Gabi Pereira (Berna Conceição, 59′), João Santos, Théo Fonseca (Feliz, 59′), Léo Teixeira.
GD Chaves: Vozinha; Carraça, Vasco Fernandes, Bruno Rodrigues, Kiko; Roan, Pelágio (Tiba, 76′), Ktatau (Pedro Pinho, 85′); Rui Gomes (Rúben Pina, 85′), Wellington (Sanca, 60′), Paul Ayongo (Paulo Victor, 77′).
Notas dos jogadores no Marítimo vs Chaves
MVP para a Comunidade Azul-Grená
Wellington – 4: O extremo goleador voltou a atacar. Num jogo muito bem conseguido, arrancou para o golo do empate, o segundo da época para Wellington que apareceu da melhor forma após a paragem para as seleções. Que seja para continuar, que já tínhamos saudades deste craque.
Vozinha – 4: Grande exibição do guarda-redes! Não teve qualquer culpa no golo do Felgueiras e parou dois golos feitos já perto do fim do jogo, garantindo a vitória flaviense.
Carraça – 3: Pareceu aos papéis no golo do Felgueiras, mas de resto até esteve bem.
Vasco Fernandes – 3: Marcou o golo da vitória, é certo, mas faz tanta falta desnecessária e nota-se tanto a falta de vleocidade que deixa a equipa vulnerável. Pode ser que o golo lhe dê uma motivação extra.
Bruno Rodrigues – 3: Fez um bom jogo e até assistiu para o golo de Vasco.
Kiko – 3: Boa exibição do lateral esquerdo, que tem estado em boa figura neste arranque de época.
Roan – 2: Muito desaparecido e ainda está bem longe de ser o trinco que tanta falta faz.
Pedro Pelágio – 3: Bom jogo do médio. Nota-se que tem bom toque de bola e deu uma estabilidade assinalável ao meio-campo.
Ktatau – 4: Belo jogo do médio ofensivo brasileiro, que coroou a boa exibição com a assistência para golo do Wellington.
Rui Gomes – 3: Esteve tão perto de ter a estreia perfeita, mas rematou ao lado em boa posição. Ainda assim, um bom jogo e a deixar água na boca para o que aí vem.
Paul Ayongo – 2: Algo desaparecido e sem espaço para mostrar o que sabe. Aguardamos pelos próximos jogos.
Leandro Sanca – 2: Fraquinho. Entrou mas não mexeu com o jogo e teima em não mostrar serviço, apesar de ter talento. O tempo começa a esgotar-se…
Pedro Tiba – 3: Entrou numa fase em que o Felgueiras começou a carregar e ajudou a aguentar o meio-campo.
Paulo Victor – 2: Não mostrou muita coisa.
Pedro Pinho – 0: Ajudou a fechar os caminhos para a baliza.
Rúben Pina – 0: Refrescou as alas.
Marco Alves – 3: Pode respirar de alívio com a primeira vitória da época. Mas há mais fatores positivos além dos três pontos. A equipa pareceu mais aguerrida e coesa, com bons pormenores entre os jogadores, apesar de ainda haver muita lacuna no plantel. Esperamos que seja o impulso que faltava para uma época tranquila.
*Notas de 1 a 5, sendo zero nota nula por estar pouco tempo em campo.