O Chaves empatou 2-2 em casa com o líder Tondela no jogo cabeça de cartaz da jornada 15 da Segunda Liga, naquela que foi a última partida de 2024 para os Valentes Transmontanos.
Índice
Crónica do Chaves x Tondela
Num jogo com emoção até ao fim, foi o Chaves o primeiro a criar perigo, com um livre batido para uma grande defesa do guarda-redes visitante. Na resposta, os beirões chegaram em velocidade à área flaviense, onde Vozinha travou o remate no um para um com o avançado tondelense.
A tarde foi de brilho para o guardião caboverdiano, que registou nova parada com estilo aos 23 minutos, após um livre. Porém, nada pôde fazer quando um jogador do Tondela apareceu isolado, ultrapassou-o e rematou para corte em cima da linha de Pius, que viu a recarga de Tiago Manso a dar o 1-0 no marcador.
Sem baixar os braços, o conjunto azul-grená respondeu em cima do intervalo: Um cruzamento na direita de Sanca chegou direito à cabeça de Bruno Rodrigues, que atirou para o 1-1, na estreia a marcar pelos Valentes Transmontanos.
A segunda parte começou em grande: bola na área, confusão, Rúben Pina a dar para Pedro Pinho que atirou colocado para a reviravolta do Desportivo, num bom tento do médio.
Mas a alegria dos adeptos flavienses não durou muito. Aos 65’, um cruzamento da direita acabou num desvio atabalhoado de Miro para um fundo da baliza, que estabeleceu o resultado final de 2-2.
Até ao final, Vozinha brilhou e ainda viu Roberto a meter a bola na baliza, mas com um fora-de-jogo a anular a reviravolta.
O Desportivo conquistou um ponto num jogo cheio de emoção e fecha 2024 com 25 pontos, a seis do primeiro lugar.
Onzes iniciais e substituições do Chaves e Tondela
GD Chaves: Vozinha, Carraça, Bruno Rodrigues, Júnior Pius, Aarón, Roan Wilson, Pedro Pelágio (André Ricardo, 76’), Pedro Pinho (Ktatau, 87’), Leandro Sanca (Platiny, 87’), Rúben Pina (Rui Gomes, 66’), Paul Ayongo (Jô, 66’)
Tondela: Bernardo, Bebeto, João Afonso, Ricardo Alves (Miro, 60’), Tiago Manso, Hélder Tavares (André Ceitil, 90’), Cícero, Maviram (Talocha, 61’), Pedro Maranhão, Roberto (Nuno Cunha, 90’+1), Costinha (Rodrigo Ramos, 72’).
Notas dos Jogadores
MVP para os seguidores da Comunidade Azul-Grená
Vozinha – 4: Grande exibição do guarda-redes flaviense, que travou vários remates perigosos e fez os possíveis para deixar os adeptos felizes. Não teve culpas nos golos.
Carraça – 3: Jogo esforçado, com os livres a causarem perigo aos tondelenses.
Bruno Rodrigues – 4: Recebe a nota 4 como prémio pelo primeiro golo marcado ao serviço do conjunto azul-grená, numa exibição positiva na defesa do jovem que se tem destacado esta época.
Júnior Pius – 3: Bom jogo, mas podia ter feito melhor a colocar o adversário fora-de-jogo no lance do primeiro golo.
Aarón – 2: Mais desaparecido que em jogos anteriores. Pode fazer mais.
Roan Wilson – 3: Muito esforçado e a manter o bom momento de forma.
Pedro Pelágio – 3: Esteve bem, com destaque para o envolvimento na jogada para o golo de Pedro Pinho.
Pedro Pinho – 3: Foi um jogo difícil para o médio, mas na altura certa apareceu para fazer o 2-1 num remate colocado. Bom tento do médio, fustigado pelas lesões.
Rúben Pina – 3: Esforçado, esteve no lance do segundo golo.
Sanca – 3: Valeu pela assistência e por estar mais arrebitado.
Paul Ayongo – 3: Esforço mas sem recompensa. Foi bom vê-lo a cansar a defesa do Tondela.
Rui Gomes – 2: Entrou para mexer com o jogo, mas sem grande sucesso.
Jô – 2: Não teve muitas oportunidades.
André Ricardo – 2: Não teve uma influência muito grande, mas ganhávamos mais se tivesse sido titular.
Platiny – 0: Pouco tempo em campo.
Ktatau – 0: Deu para ter mais uns minutos nas pernas.
Marco Alves – 3: Naquele que era o jogo mais difícil da época, o treinador viu a equipa dar uma boa imagem. Muita luta, que valeu um ponto contra o clube mais difícil da Segunda Liga. Se lhe derem alguns reforços em janeiro, talvez consiga fazer uma gracinha contra as expetativas. Venham daí as prendas de Natal.
A sad em Janeiro tem de reforçar o plantel com jogadores de qualidade porque com este plantel dificilmente o Chaves poderá aspirar à subida.