O próximo jogo do Desportivo de Chaves será uma prova de fogo.
O Adversário está em boa forma e motivado, tranquilo a meio da tabela e a praticar um futebol atrativo. Em Chaves pairam os fantasmas da descida de divisão com a época mal planeada desde o seu início com resultados que empurraram a equipa para os últimos lugares desde cedo. Agora além da pressão da classificação, Moreno tem entre mãos problemas para a construção do 11.
É certo que desde que chegou em setembro, o técnico vimaranense nunca contou com o plantel a 100%, mas depois de perder alguns elementos no mercado de inverno, há agora baixas de jogadores que têm sido titulares, e em alguns casos sem substituto natural. Falamos de Sandro Cruz, o lateral foi um dos que saí lesionado no jogo da Reboleira e dificilmente irá recuperar para o jogo de sexta-feira. Também na enfermaria, Sandro tem a companhia de Cafu Phete que se lesionou no jogo com o Boavista. A juntar aos dois lesionados temos Guima que viu na ultima jornada o 5º amarelo e será por isso baixa certa. Em dúvida estão Héctor e Junior Pius, o espanhol foi substituído na Amadora enquanto que o Nigeriano se ressentiu já esta semana. Até ao momento em que vos escrevemos não temos qualquer informação oficial, e por isso os colocamos no quadro das “dúvidas”. Em sentido inverso, Moreno já poderá contar com Vasco Fernandes e Carraça, ambos regressam depois de castigo, o primeiro por 5º amarelo, o segundo por expulsão no jogo com o Boavista.
Com todas as contrariedades, que falamos em cima, Moreno terá de manter a moral da equipa a níveis que permitam lutar pelo jogo, contra uma equipa que visita Chaves depois de ter vencido 4 dos últimos 5 jogos.
Escusado será dizer que este jogo é importantíssimo para as contas da manutenção, o que irá colocar ainda mais pressão sobre os 11 que subirem ao relvado.
MORENO DIZ QUE
“Acredito que vamos chegar aos 21 pontos no final desta jornada ”
O treinador dos Valentes Transmontanos considera que as baixas são uma oportunidade para que os que têm tido menos oportunidades possam demonstrar o seu valor e que tem um grupo “muito motivado e com vontade de fazer bem as coisas”, pois não querem passar a imagem de “coitadinhos, porque aqui não há coitadinhos. Há homens que querem fazer bem as coisas e arranjar soluções para subir ao relvado e defender o Desportivo da melhor forma”.
Quanto ao adversário, Moreno considera que o Arouca é um adversário muito forte e vai exigir um Chaves muito equilibrado tática e mentalmente e temos de “perceber o que o jogo nos vai pedir”, e apesar da dificuldade, “temos percebido a melhoria que temos tido, e a vontade que temos para vencer, o que nos leva a acreditar que chegaremos ao final da jornada com 21 pontos.”
JOGADOR(es) A TER EM ATENÇÃO
Cristo González + Rafa Mujica: Falar de Arouca é falar dos dois avançados espanhóis, e falar destes dois jogadores é falar de golos. Juntos têm no total 30 golos marcados esta temporada, se a estes dois juntarmos Jason Remeseiro ( +6) , a defesa do Chaves terá pela frente um trio que meteu em sentido há duas semanas o FC Porto, que com um golo cada um garantiram a vitória frente aos dragões.
E se na frente o Arouca pode causar problemas ao Desportivo, os nossos avançados também não terão vida fácil pois terão de bater Ignácio Arruabarrena, o guarda redes uruguaio tem dado nas vista desde que chegou a Portugal e é sem dúvida um dos bons guarda redes da nossa liga.
ONZES PROVÁVEIS
GD Chaves: Hugo Souza; Vasco Fernandes, Steven Vitória e Junior Pius; João Correia, Benny, Dário Essugo e Kelechi; Guzzo, Jô e Héctor Hernandez.
FC Arouca: Arruabarrena; Tiago Esgaio, Bambu, Montero e Weverson; David Simão, Pedro Santos e Sylla; Jason, Cristo e Mujica.
ÚLTIMOS CONFRONTOS
2022/23 – GD Chaves 1-1 FC Arouca
2020/21 – GD Chaves 2-1 FC Arouca
2016/17 – GD Chaves 2-0 FC Arouca