Portimonense 1-2 Chaves

Foto: GD Chaves

O Desportivo de Chaves regressou às vitórias em Portimão, com dois golos de belo efeito, primeiro por Ayongo e já bem perto do fim com um pontapé de bicicleta de Jô que regressou da melhor forma aos relvados.

Crónica do Portimonense x Chaves

O Chaves viajou até Portimão para defrontar uma equipa que tal como os transmontanos desceu na época passada de divisão, numm jogo que se previa complicado dada a qualidade da equia adversária.

Depois da eliminação da Taça contra o Casa Pia, num jogo em que a equipa nunca se encontrou, os flavienses entraram no bem tratado relvado do Portimão Estádio com o objetivo de limpar a imagem deixada no fim de semana anterior, e foi isso que fizeram.

A equipa de Marco Alves controlou a partida de início ao fim, entrando muito bem na partida com uma pressão alta que não permitiu o Portimonense entrar em jogo, e não foi surpresa quando aos 11′ os flavienses chegaram à vantagem, depois de um lançamento espedito de Carraça que encontrou Paul Ayongo na linha de fundo, o avançado Ganês, entrou na área passando por dois adversários e ainda teve a calma e o engenho de sentar mais dois, para depois rematar ao segundo poste da baliza de Vinicius, colocando assim o Chaves em vantagem com um grande golo de Ayongo.

Curiosamente, depois do golo os transmontanos ficaram algo nervosos e o Portimonense aproveitou para subir linhas e chegar mais vezes à baliza de Vozinha, e aos 24′ depois de um pontapé de canto a equipa da casa conseguiu mesmo chegar ao golo, num lance de puro azar para os visitantes, Vozinha sai da baliza para tentar afastar a bola, mas importunado pelos avançados do Portimonense não consegue dar a direção e a força pretendida e acaba por socar a bola contra a cabeça de Bruno Rodrigues que de costas devolveu a bola para trás colocando-a no fundo da baliza do Chaves. Um lance de puro infortunio que restabelecia a igualdade no marcador.

Até ao intervalo o jogo manteve-se equilibrado, e não houve muito mais a registar.

Na segunda parte o Portimonense parecia querer consumar a reviravolta, fazendo logo a troca de um médio defensivo por um avançado, mas as coisas não sairam como Ricardo Pessoa pretendia, e foi o Chaves que voltou a dominar a partida, aproveitando o facto da saída do médio defensivo para colocar André Ricardo a trabalhar, com espaço para as transições ofensivas.

Marco Alves percebeu que a sua equipa tinha o jogo controlado mas faltava já alguma frescura, e aos 66′ preparou uma tripla alteração para refrescar a frente de ataque com as entradas de Ruben Pina e Jô Batista, e também o meio campo com a entrada de Pelágio, mas seria obrigado a introduzir mais uma alteração pois no mesmo minutos, soaram os alarmes com Kiko Pereira a cair lesionado no relvado obrigando o treinador do Chaves a fazer mais uma alteração com a entrada de Aaron Romero.

O jogo continuava controlado para o desportivo, mas na frente, os lances nem sempre era terminados da melhor forma, até que aos 86′ depois de uma tentativa de remate de Ruben Pina, a bola sobra para o coração da área onde o regressado Jô Batista com um rasgo de genealidade colocou o Chaves novamente na frente com um pontapé de bicicleta sem hipoteses para vinicius. Mais um lance com nota artística que repôs a justiça no marcador.

Até ao final do jogo, o Chaves limitou-se a controlar o resultado e não houve grandes jogadas dignas de registo.

Uma vitória justa, com o Chaves a controlar o jogo do início ao fim. Sem ter ainda um futebol muito vistoso ou até bonito, viram-se algumas jogadas de bom entendimento e uma equipa que superou claramente a eliminação e o mau jogo da Taça de Portugal.

Onzes iniciais e substituições no Portimonense x Chaves

Portimonense: Vinícius, Teodoro, Alemão, Jefferson, Relvas, Diaby (Tamble, 45′), Chico Banza, Diogo Pereira (Cláudio 81′), Geovane, Ruan, Camilo Duran (Alex Soares 62′)

Chaves: Vozinha, Carraça, Bruno Rodrigues, Junior Pius, Kiko Pereira (Aarón, 66′), Roan Wilson (Pelágio, 66′), Pedro Pinho, André Ricardo, Sanca (Ruben Pina, 66′), Rui Gomes (Kusso, 90′), Paul Ayongo (Jô Batista, 66′)

Notas dos jogadores

MVP Seguidores Comunidade Auzl Grená

Poritmonense vs Chaves
Foto: GD Chaves

Jô Batista – 5: O Brasileiro regressou aos relvados quase 4 meses depois, e que maneira de regressar, entrou com “fome de bola”, teve um par de ocasiões para alvejar a baliza do Portimonense, e aproveitou da melhor forma possível um ressalto após remate de Pina, fazendo um autêntico golaço para selar a vitória do Chaves.

Vozinha – 3: Numa tarde de pouco trabalho, o guardião esteve sempre tranquilo, não tem qualquer culpa no golo sofrido.

Carraça – 3: Conseguiu anular Ruan, não permitindo que o avançado do Portimonense causasse qualquer jogada de perigo, foi rápido a decidir no lance do primeiro golo ao perceber que Ayongo estava isolado na linha de fundo acabando esse lançamento por ser uma assistência para o primeiro golo.

Bruno Rodrigues – 3: Bom jogo do central do Chaves, anulou por completo Chico Banza que surgiu quase sempre pelo lado do jovem central, as picardias entre os dois foram uma constante ao longo da primeira parte mas o jogador do Chaves levou sempre a melhor sobre o avançado angolano.

Junior Pius – 3: Mais tranquilo que em outros jogos, hoje a fazer lembrar o Junior Pius dos primeiros jogos de azul grená, uma exibição positiva do central nigeriano.

Kiko – 3: Bom jogo do lateral emprestado pelo Gil Vicente, depois de sair lesionado em Vizela, e de ser poupado contra o Casa Pia, hoje volta a sair lesionado fazendo soar os alarmes entre equipa técnica e adeptos, esperemos que não se confirme nada grave.

Roan Wilson – 3: Talvez dos jogadores mais regulares ao longo da época, hoje voltou a fazer um bom jogo, é um jogador que quase nem se dá por ele, mas que acaba por ser muito importante no meio campo, hoje saiu para um merecido desccnaso.

Pedro Pinho – 3: Ainda longe de ser um jogador vistoso, ou de ser aquele 8 que os adeptos gostam de ver, hoje esteve mais interventivo acabando por fazer um bom jogo junto de Roan Wilson, primeiro, e de Pelágio, depois.

André Ricardo – 4: Mais um bom jogo do jovem médio que aos poucos vai ganhando condição fisíca e confiança.

Sanca – 3: Ainda não está a 100%, mas regressou da lessão com muita vontade de contrariar o mau início de época. Sem medo de pegar no jogo, no entanto ainda nem tudo lhe corre bem.

Rui Gomes – 3: Hoje apareceu mais em jogo que no fim de semana passado, e já se associou mais com Carraça e André Ricardo em jogadas de entendimento bastante boas. Ainda assustou ao ficar estendido no relvado, mas ao que pareceu não seria nada mais que cãibras.

Paul Ayongo – 4: Muito trabalhador na frente de ataque, e hoje com um bom golo depois de uma bela jogada, sem dúvida uns dos melhores deste Desportivo esta época.

Aaron – 3: Entrou para substituir o lesionado Kiko, pareceu que entrou a frio dada a situação inesperada, ainda assim cumpriu, é certo que não é tão vistoso no ataque como o seu colega de posição, ainda assim tem mostrado rasgos de ter sido uma boa aposta.

Ruben Pina – 3: Regresso após lesão e com muita vontade de fazer a diferença, é dele que sai o remate que ia sobrar para Jô fazer o golo da vitória.

Pelágio – 3: Outro que regressou após lesão, e também pareceu que não tinha ido. Sempre intenso nas disputas de bola, conseguiu dar continuidade ao trabalho de ROan Wilson.

Kusso : Entrou ao min 90′ para render um esgotado Rui Gomes, esteve pouco tempo em campo.

Marco Alves -5: Ainda muito limitado devido às muitas lesões que surgem semana após semana, conseguiu mais uma vez mudar o chip da equipa após um mau jogo. Tem surpreendido a capacidade de gestão de todas as contrariedades, até porque convém recordar que é a primeira experiência como treinador principal a este nível. Apesar de todas as desconfianças iniciais, o treiandor do Chaves tem sabido levar o barco a bom porto e está neste momento em 5º lugar. Esperemos que o Pai Natal seja generoso com Marco Alves e lhe traga algumas prendinhas para colmatar algumas falhas que ainda existem, e que traga algum equilibrio a esta onde de lesões que o Chaves atravessa desde a primeira jornada do campeonato.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *