augusto inacio gd chaves

Fonte: Fernando Costa

 

Campeão nacional pelo Sporting, vencedor da Taça da Liga pelo Moreirense, com passagens pelo Vitória SC, Marítimo, Belenenses, Beira-Mar e… Desportivo de Chaves. Eis Augusto Inácio, conhecido técnico português que chegou a orientar os flavienses.

 

A chegada do treinador aconteceu em janeiro de 1999. Na altura, o Chaves estava em zona de descida com os mesmos 15 pontos do Marítimo, primeira equipa acima da linha de água. Para o lugar de Horácio Gonçalves foi contratado o antigo internacional português.

 

Eu saí do Marítimo e o Chaves estava a lutar para não descer de divisão e contratou-me por cinco meses”, contou Inácio em entrevista ao Tribuna Expresso em 2018.

 

A estadia até começou bem com uma vitória sobre a Académica e um 2-2 com o Sporting. Depois veio uma derrota e quatro empates seguidos, que dificultaram a manutenção. Mais três derrotas e dois empates aconteceram até que, depois de um 1-1 com o Salgueiros, Augusto Inácio bateu com a porta.

 

“Foi uma pena porque estivemos quase, quase a salvar o Chaves, mas faltavam ainda três ou quatro jogos e entendi que o Chaves devia contratar outro treinador, porque eu não ia continuar”, explicou o técnico, que deixou o Desportivo a quatro pontos da manutenção.

 

Assim acabou a curta passagem de Augusto Inácio pelo Municipal, que partiria de Trás-os-Montes para levar o Sporting à conquista do campeonato.