PSX 20230506 105249

Fonte: Chaves Antiga

PSX 20230506 105249
João Pedro Sousa, 2.° a contar da direita, em baixo Fonte: Chaves Antiga

 

É hoje um treinador badalado da Primeira Liga, mas em tempos João Pedro Sousa foi futebolista, bem antes de pensar nas equipas técnicas. E foi nessa altura, em 1993, que o treinador do Famalicão chegou ao Desportivo de Chaves.

 

Os Valentes Transmontanos estavam na Segunda Liga, à procura de formar um plantel para voltar à Primeira, e uma das muitas caras novas foi um tal de João Pedro, avançado de 22 anos formado no Sporting de Braga.

 

Em Chaves jogou ao lado de históricos como Paulo Alexandre, Manuel Correia, David, Gilmar e até Jesus, que chegou a comandar a equipa depois da saída de Carlos Garcia. Curiosamente, o técnico que lançou João Pede Sousa no Sporting de Braga.

 

Possante e dotado tecnicamente, o jovem avançado não teve muitas oportunidades, mas marcou dois golos em 13 partidas e seguiu com o GD Chaves para a Primeira Liga. Lá, o cenário repetiu-se: dois golos em 17 jogos.

 

Ainda iniciou a época 1995/1996 em Trás-os-Montes, mas saiu rumo ao Rio Ave. Depois de uma carreira modesta passou a treinador, foi adjunto de Marco Silva no Sporting, Olympiacos, Hull City e Everton. Mas é no Famalicão, como treinador principal, que dá cartas agora.

P