Equipa Principal

GD Chaves contra a história: há sete anos que flavienses não vencem na 1.ª jornada

Fonte: CD Feirense

Esta sexta-feira, dia 11, o GD Chaves regressa aos relvados para a abertura da Segunda Liga, com uma deslocação ao CD Feirense. Não só vai ter pela frente um adversário complicado, como ainda há ainda outro fator que pesa nos flavienses: nos últimos 20 anos, só por cinco vezes o Desportivo venceu na 1.ª jornada.



Os arranques complicados do Chaves têm-se perpetuado ao longo dos anos, com a primeira vitória num jogo de abertura este século a aparecer apenas em 2004/2005, com um triunfo por 1-0 frente ao Felgueiras para a Segunda Liga. Três anos depois, o Chaves voltou a ganhar na 1.ª jornada, com um triunfo por 2-0 frente ao Machico em 2007/2008, então na II Divisão B.

 

Depois desta temporada, foi preciso esperar sete anos para assistir a outra vitória num jogo inaugural, num 1-0 frente ao Macedo Cavaleiros para a II Divisão B, que deu início às melhor sequência de arranques de campeonato com o pé direito: em 2012/2013 chegou mesmo a maior goleada numa 1.ª jornada, com uma vitória por 4-1 frente ao GD Joane, também na II Divisão B, para uma época que culminou com o GD Chaves como campeão nacional. No regresso à Segunda Liga, novo triunfo no primeiro jogo: 1-0 fora frente ao CD Santa Clara com um golo de Kuca.

 

Desde esta vitória nos Açores, nunca mais o Desportivo venceu uma jornada inaugural. Nas restantes temporadas, assinalam-se nove empates e seis derrotas, com as últimas seis épocas a serem particularmente negativas, com três empates e três derrotas, todas consecutivas.



Porém, se há coisa que estes números mostram é que um arranque em falso não é sinónimo de sucesso ou insucesso na temporada, com o Desportivo a terminar nos mais variados lugares da tabela. Ainda para mas, os Valentes Transmontanos têm já aqui a hipótese de começarem logo a fazer história na jornada inaugural do campeonato e quebrarem um exaustivo calvário nas jornadas de abertura.

 

Saberemos se o GD Chaves vai conseguir contrariar a história já esta sexta-feira com o pontapé de saída do jogo frente ao CD Feirense a estar marcado para as 20H00, com transmissão televisiva na Sport TV.

COMENTA ESTE ARTIGO

O seu endereço de email não será publicado.