No arranque do Campeonato de Portugal, os avançados Nicolas e Pedro Ribeiro, além do guarda-redes Tomás Igreja foram enviados para o Pedras Salgadas para ganhar ritmo de jogo, numa altura em que o GD Chaves está sem jogar devido à pausa para as seleções.
No duelo entre os ex-jogadores flavienses Gustavo Souza e Carlos Viana, o Forjães levou a melhor numa vitória gorda por 5-3, mas até foi o Pedras Salgadas a começar melhor: Nicolas a fazer a assistência para o golo de Igor Sevivas, também formado no Desportivo. No entanto, o brasileiro acabou por ser expulso já na reta final do desafio.
Quanto a Tomás Igreja, guardou a baliza do Pedras Salgadas durante os 90 minutos, tal como Pedro Ribeiro, que se manteve no ataque da equipa termal. Destaque ainda para a estreia de Tiago Correia, irmão do lateral direito do GD Chaves João Correia.
Recorde-se que o protocolo entre os Valentes Transmontanos e o Pedras Salgadas permite aos jogadores menos utilizados do Desportivo ganharem ritmo no Campeonato de Portugal, tal como já aconteceu no passado, antes da criação da equipa satélite do GD Chaves.