Antevisões

10 Factos a saber sobre o Aves – GD Chaves

Desportivo vai ao terreno do detentor da Taça à procura de alcançar os quartos-de-final, num jogo que pode ser de viragem ao mau momento da equipa.

 

1- Este será o 35º encontro entre avenses e flavienses, com vantagem para o Desportivo (17 vitórias, 4 empates e 13 derrotas).

 

2- Para chegar a esta fase, o Chaves ultrapassou o Pedras Salgadas (4-1) e o Santa Clara (2-1), enquanto o Aves bateu o Sacavenense (3-1) e o Cova da Piedade (3-0 após prolongamento).

 

3- A jogar fora de portas, o confronto entre as duas formações não podia estar mais equilibrado: sete vitórias para cada lado e três empates.

 

4- A maior derrota do Chaves no terreno do CD Aves foi em 1996/97, no único jogo até ao momento entre as equipas para a Taça de Portugal: derrota por 4-2 na 5ª eliminatória.

 

5- O resultado mais comum nos jogos fora contra o Aves é um triunfo flaviense por 3-2, que já aconteceu por quatro vezes (1978/99, 1985/86, 2014/15 e 2017/18).

 

6- O melhor marcador em jogos entre avenses e flavienses continua a ser Luís Pinto com cinco golos marcados. Ainda a jogar nas duas equipas, Mama Baldé e William são os melhores marcadores com dois golos cada.

 

7- Desde a última eliminatória da Taça que o Aves não vence, contando com duas derrotas e um empate nos últimos três jogos para o campeonato.

 

8- Desde setembro que o Chaves só sabe o que é vencer nas taças, contando com triunfos na Taça da Liga e Taça de Portugal, mas passando por uma seca de oito jogos sem ganhar no campeonato.

 

9- Vai ser um confronto de gerações nos bancos. Tiago Fernandes vai, aos 37 anos, para o quinto jogo como técnico principal enquanto José Mota conta com 20 anos de carreira como treinador, com mais de 460 jogos de Primeira Liga.

 

10- Se vencer, o Chaves vai alcançar os quartos-de-final da Taça de Portugal pela 6ª vez, naquele que foi o recorde da equipa até à ida à final de 2010. Já o Aves, se vencer, chegará pela quinta vez aos quartos.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *