Crónicas do Topo Sul

GD Chaves 2-2 Belenenses SAD: Para quê tanto pânico?

Fonte: Liga Portugal

Quatro golos, três expulsões e duas equipas a saírem insatisfeitas do Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, com Desportivo de Chaves e Belenenses SAD a terem de dividir os pontos em partida para a 29ª jornada da Primeira Liga. José Mota, insatisfeito com as falhas defensivas em Guimarães, fez quatro alterações ao onze flaviense, com Lionn, Djavan, Jefferson e Niltinho a conseguirem a titularidade em detrimento de Paulinho, Luís Martins, Costinha e William.

 

O Desportivo começou a todo o gás, adiantando-se no marcador ainda antes dos cinco minutos, com um canto de Bressan à esquerda do ataque flaviense a chegar à cabeça de Gastón Campi, que desviou com força para o fundo das redes, estreando-se o central argentino a marcar de azul-grená. Com a vantagem desde cedo, o Chaves mostrou-se estranhamente nervoso após o tento, contando com imensas dificuldades em suportar a resposta do Belenenses SAD, que chegou a introduzir a bola dentro da baliza após grandes dificuldades da defesa flaviense em despachar a bola da área, mas Nico Vélez estava em fora-de-jogo. Mantiveram o pé no acelerador os azuis, chegando finalmente ao empate aos 37 minutos, com Sasso a aproveitar a descoordenação da equipa do Chaves – sempre com medo de ir à bola – para atirar com alguma sorte para o fundo da baliza de António Filipe.

 

O Desportivo de Chaves tentou responder, com Bruno Gallo, já à beira do intervalo, a desviar de cabeça um cruzamento na direita, mas Muriel respondeu com a defesa da noite. Já com o intervalo na cabeça, o Chaves sofreu uma contrariedade forte antes do regresso às cabinas: André Luís fez uma falta feia sobre André Santos, acertando no joelho do médio do Belenenses SAD e acabou expulso com um vermelho direto, deixando os comandados de José Mota com apenas 10 jogadores para a segunda parte.

 

Gastón Campi foi decisivo no ataque, bisando na partida Fonte: Liga Portugal

 

Com esta contrariedade de última hora, José Mota lançou William no lugar de Niltinho enquanto Silas tirou Nico Veléz para dar lugar a Keita, com o segundo tempo a abrir com o segundo golo do Belenenses SAD. André Santos lançou Licá com um passe em profundidade, o extremo bateu a defesa flaviense e teve tempo para passar por António Filipe e encostar para a reviravolta dos azuis, num lance em que os jogadores do Chaves voltam a ser demasiado passivos e a ver jogar, um apanágio dos últimos jogos.

 

Agora em desvantagem, os transmontanos tiveram de ir atrás do prejuízo, primeiro com Luther Singh a acelerar pela direita, a entrar na área mas, em vez de assistir os companheiros, decidiu pelo remate em ângulo difícil, que saiu ao lado. Respondeu o Belenenses SAD com um par de oportunidades para fazer o terceiro golo, primeiro com um remate à meia-volta a tabelar em Lionn e quase a enganar António Filipe, seguido de um lance em que a defesa do Chaves volta a ver jogar, mas o remate de Keita saiu por cima. Voltou o Chaves a correr atrás do resultado, com Lionn, na direita, a assistir William que, ao primeiro poste, desviou ligeiramente ao lado da baliza de Muriel.

 

O Chaves finalmente restabeleceu o empate já a 15 minutos do final do encontro e novamente de canto. Bola ao segundo poste, Nikola Maras dá de cabeça para o centro da área onde aparece Campi a desviar para o fundo da baliza e a igualar o marcador novamente, com o central argentino a ser fulcral na finalização. Ao golo seguiram-se mais duas expulsões: primeiro Sagna, ex-lateral do Chaves, a fazer uma falta perigosa sobre Luther Singh e a ir tomar banho mais cedo. Depois foi Luther, num lance em que domina mal a bola e deixa o adversário sozinho frente ao guarda-redes, a ser expulso por impedir que o adversário chegasse à baliza, deixando o Desportivo com nove jogadores, algo que, felizmente, não teve consequências de maior no resultado.

 

Com este empate, o Desportivo de Chaves volta a pontuar duas jornadas depois, mas continua no penúltimo lugar da tabela classificativa com 25 pontos, a três da linha de água.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *