Depois da vitória pela margem miníma com um auto-golo em Vizela, na passada segunda feira, o Desportivo regressa a casa para dar seguimento a esse resultado, já amanhã contra o Estoril Praia.

A vitória na jornada 29, a 5ª da temporada, permitiu aos transmontanos abandonar a última posição por troca com o adversário, e aproximar-se assim do play off, benificiando ainda do empate do Portimonense. Curiosamente, os Algarvios tinham vencido na jornada anterior em Chaves, e aumentavam na altura a distância. Mas caso nesse jogo o Chaves tivesse garantido os 3 pontos, com a conjuntura de resultados da jornada 29, hoje os flavienses estariam em lugar de play off.

 

A vitória em Vizela, ainda assim, trouxe um novo alento aos adeptos transmontanos que viram o sonho da manutenção reaceso, ainda que com uma chama ainda muito ténue. Ainda assim, por muito dificíl que a trefa seja, ainda é possível.

 

Amanhã os comandados de Moreno entram em campo com a missão de conquistar novamente os 3 pontos, para que essa esperança que reacendeu na passada segunda feira, não se apague de vez. Quando entrarmos em campo, vamos já a saber o resultado de 5 adversários “diretos”. O Rio Ave que empatou na sexta com o Arouca, e já hoje, Gil Vicente venceu em Moreira de Cónegos, Boavista e Estrela que empataram a uma bola no Bessa, e do Vizela que apesar de se ter adiantado no marcador acabou por perder em Braga. Assim esta é uma boa hipotese de nos afastarmos mais um pouco do último lugar, e de no aproximarmos um pouco mais de Boavisteiros e Amadorenses, sabendo que o Portimonense tem uma deslocação difícil a famalicão, com o jogo a ser disputado à mesma hora, e que o Farense também não tem vida fácil na receção ao Benfica na segunda feira.

 

Posto isto, os dados estão lançados. O Chaves joga amanhã uma cartada importantissíma frente a uma equipa que apesar de um inicio de época atribulado, conseguiu estabilizar com a chegada de Vasco Seabra. Lembramos que este Estoril já venceu esta época o Futebol Clube do Porto por 3 vezes, nos 4 jogos disputados entre campeonato e Taças. Por tanto não se adivinha vida fácil para os transmontanos.

 

Contas feitas, o que podemos esperar?

Bem esta semana tivemos noticias que Sandro Cruz já regressou aos treinos, mas com uma paragem que já vai longa, não deverá ser ainda aposta inicial para Moreno, por outro lado, e depois de já ter falhado o jogo de segunda feira, Guima foi hoje confirmado como baixa certa para a receção à equipa da linha. Quem também ainda não recuperou é bruno Rodrigues que será também ele baixa para o jogo de amanhã.

 

Nas últimas jornadas Moreno tem apostado no 4x3x3, que até tem se mostrado ser a melhor tatica, é por isso expectável que mantenha o sistema no jogo de amanhã, e espera-se também que mesmo sem Sandro Cruz, se mantenha com Junior Pius e Carraça nas alas. no meio campo, e dada a baixa de Guima, será novamente Kelechi a assumir o lugar ao lado de Essugo e Guzzo, sendo que na frente, Héctor terá a companhia de João Correia e Ruben Ribeiro. Se estas seriam as nossas hióteses? Nem por isso, contudo em equipa que ganha não se mexe e por isso vamos dar o benifício da dúvida.

 

MORENO APELA AO APOIO DOS ADEPTOS

 

 

O treino de sábado foi marcado por um grupo de adeptos que apareceu para transmitir apoio à equipa, e foi precisamente por aí que o treinador quis começar, agradecendo aos adeptos que foram ao treino dizendo que a equipa “não fica indiferente” com estas mostras de apoio, e pediu para que amanhã os “adeptos compareçam no jogo para apoiar, pois essa força será também ela muito importante”.

 

Em relação à semana de trabalho, o técnico assume que “foram dias com caras mais alegres porque ganhámos, mas a intensidade e a responsabilidade não mudou, a vitória em Vizela foi importante, mas sabemos a nossa situação dificil, embora tivessem ficado pior se não tivessemos ganho”, disse Moreno Teixeira. Já sobre o jogo de amanhã, “o jogo de amanhã é dificil pela valia do adversário, mas temos de começar a olhar mais para nós, e para aquilo que podemos fazer e melhorar em relação ao último jogo, nós podemos jogar melhor, nós podemos nos entregar de corpo e alma ao jogo, e depois vemos o que é que dá”. Em relação ao que espera do adversário, Moreno não quis por em evidência nenhuma mais valia, dizendo que “nós temos de nos focar mais em nós, e naquilo que nós podemos fazer”.

 

JOGADOR A TER EM ATENÇÃO

Foto: Estoril Praia

 

Rafik Guitane: Apesar de ser uma equipa recheada de bons jogadores como Cassiano, Rodrigo Gomes, Mateus Fernandes, Marques e Marquéz, Heriberto, o Holsgrove. Cremos que não restam dúvidas que Rafik Guitane é o jogador mais influente desta equipa. O Argelino de 24 anos anos tem já 5 golos e 3 assistências esta temporada, contudo é na sua velocidade e no drible que está o maior perigo, sendo que o avançado tem uma média de 57% de sucesso nos seus dribles, qe será um dos valores mais altos desta Liga.

 

 

ONZES PROVÁVEIS

 

GD Chaves: Hugo Souza; Vasco Fernandes, Ygor Nogueira, Junior Pius e Carraça; Essugo, Kelechi e Guzzo; Rubén Ribeiro, João Correia e Héctor Hernandez.

 

Estoril Praia: Marcelo Carné; João Basso, Pedro álvaro e Bernardo Vital; Wagner Pina, Zanocelo, Mateus Fernandes e Tiago Araújo; Rodrigo Gomes, Rafik Guitane e Cassiano.

 

 

ÚLTIMOS CONFRONTOS

2022/23: GD Chaves 1-1 Estoril

2020/21: GD Chaves 0-2 Estoril

2019/20: GD Chaves 2-0 Estoril

2017/18: GD Chaves 2-0 Estoril

2016/17: GD Chaves 1-0 Estoril

2009/2010: GD Chaves 1-1 Estoril

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

P