O tempo continua a correr contra os flavienses, para alguns a manutenção é ainda uma esperança, para muitos a descida é apenas questão de tempo.

 

Este sábado o Desportivo recebe no Municipal o FC Porto, num jogo que geralmente é de festa, ou não se tratasse de um grande a visitar Trás-os-Montes, desta feita será um suplício… Para uns e para outros. A época não correu como desejado a nenhuma das duas equipas, e nesta altura, a três jogos do final do campeonato, Chaves e Porto foram obrigados há muito a redefinir esses mesmos objetivos. Para os flavienses que iniciaram a época sob a esperança de consolidação na primeira liga, agora estão numa situação muito delicada, a poucos dias de ver sentenciada uma descida de divisão da qual parece que já não vai escapar. No Porto a época também não correu como era esperado, e fora da luta de quase todos os títulos que disputou – ainda com hipóteses para a Taça de Portugal que irá disputar com o Sporting. Contudo as coisas podem complicar-se ainda mais para os dragões, que a semana passada viram o seu líder lendário perder as eleições para um ex-treinador do clube. Em caso de derrota poderá ver-se ultrapassado pelo Sp. Braga na luta pelo 3.º lugar.

 

Um jogo que apesar destas condicionantes, promete ser de nervos, ambas as equipas vão a jogo com baixas importantes. Nos da casa, Guzzo, que viu o 5.º amarelo frente ao Casa Pia, junta-se aos lesionados Carraça e Pedro Pinho. Já no FC Porto, Galeno e Wendel, por acumulação de amarelos, Pepe e João Mário, lesionados, são as baixas mais recentes para Sérgio Conceição que já há muito deixou de contar com Marcano.

 

Um jogo difícil para a equipa flaviense que tem ainda mais três jogos para (nos fazer) penar, esta época que além de difícil está também a tornar-se longa.

 

MORENO QUER DAR TUDO

 

 

O treinador dos valentes transmontanos, em conferência de imprensa de antevisão ao jogo, considera que a equipa foi competitiva durante toda a segunda volta, e que os resultados negativos “surgem de detalhes”.

 

Ainda assim, quer um Chaves igualmente competitivo no jogo de sábado, que considera “importante e difícil”, contra um FC Porto que segundo Moreno não se deixou abalar pelas eleições, e prova disso foi “um bom jogo frente ao Sporting” ainda que a equipa portista tivesse “um mau resultado.” Disse ainda que “foi precisamente o que aconteceu com o Chaves que na jornada passada fez um bom jogo, e obteve um mau resultado”.

 

A terminar, e quando perguntado sobre o calendário difícil que os trensmontanos vão ter nas últimas três jornadas, Moreno prefere “não sofrer por antecipação”, o foco é o próximo jogo, e enquanto for matematicamente possível os seus jogadores, que elogiou dizendo que “apesar do momento difícil que atravessam, mantêm a profissionalidade”, e não vão deitar a toalha ao chão.

 

JOGADOR A TER EM ATENÇÃO

 

Foto: FC Porto

 

Francisco Conceição: Com a ausência de Galeno (por castigo), os desequilíbrios do FC Porto deverão chegar pelo internacional português que está a fazer a melhor época na sua, ainda curta, carreira. O extremo, também filho do treinador, terá pela frente um lado esquerdo do Desportivo que desde janeiro tem estado muito fragilizado.

 

Mas nem só de “Chico” vive o Porto que desde a baliza até à linha mais avançada, está recheado de bons valores e jogadores com grande capacidade de desequilíbrio e de poder mudar o jogo a qualquer momento.

 

 

ONZES PROVÁVEIS

 

GD Chaves – Hugo Souza; Junior Pius, Vasco Fernandes, Ygor Nogueira, João Correia e Sandro Cruz; Kelechi, Dário Essugo e Guima; Ruben Ribeiro e Héctor Hernandez.

 

FC Porto – Diogo Costa; Martim Fernandes, Zé Pedro, Otávio e João Mendes; Alan Varela, Nico e Pêpê; Namaso, Francisco Conceição e Evanilson.

 

 

ÚLTIMOS CONFRONTOS

 

2022/23 – GD Chaves 1-3 FC Porto

2022/23 – GD Chaves 0-2 FC Porto (Taça da Liga)

2019/20 – GD Chaves 2-4 FC Porto (Taça da Liga)

2018/19 – GD Chaves 1-4 FC Porto

2017/18 – GD Chaves 0-4 FC Porto

2016/17 – GD Chaves 0-2 FC Porto

2016/17 – GD Chaves 0-0 FC Porto (Taça de Portugal)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

P