Mercado de Transferências

Gevorg Ghazaryan – Astro arménio vem dar polivalência ao Chaves

O Desportivo apresentou o experiente médio e extremo Ghazaryan como reforço para a nova temporada e a custo zero, após acabar contrato com o Marítimo e acompanha, assim, Daniel Ramos e Luís Martins até Trás-os-Montes.

 

Na véspera da ida do plantel do Desportivo de Chaves para Quiaios, onde vão realizar o estágio de pré-temporada, Daniel Ramos recebe mais um reforço para a nova temporada e mesmo a tempo de trabalhar com o restante grupo num estágio que o novo técnico do Desportivo considera “vital” para a entrosão do grupo e a preparação tática dos Valentes Transmontanos. Há três anos em Portugal, pela primeira vez Ghazaryan sai da Madeira para jogar no continente, onde poderá voltar à melhor forma sob o comando do seu antigo técnico no Marítimo.

 

Mas o que podem os flavienses esperar deste internacional arménio? Nós explicamos.

 

Uma estrela da Arménia ao lado de… Mkhitaryan

 

O novo reforço do Chaves chega a Chaves aos 30 anos e com uma carreira recheadíssima de experiências em diferentes campeonatos. Começou a carreira no Pyunik, um dos clubes mais titulados da Arménia, onde conseguiu pegar a titularidade de estaca após um empréstimo de meia-época ao Banants Yerevan, também da Arménia. Pelos azuis do Pyunik, Ghazaryan fez 117 jogos e marcou uns estonteantes 43 golos, conquistando cinco campeonatos, duas taças e três supertaças no país do Cáucaso, além de disputar várias vezes as primeiras eliminatórias da Liga dos Campeões e Liga Europa.

 

As boas temporadas no campeonato arménio valeram-lhe o salto para o muito superior campeonato ucraniano para representar o Metalurh Donetsk em 2011. Nos três anos no clube, Ghazaryan fez 70 jogos e marcou 9 golos, contando ainda com um empréstimo ao Shakhter Karagandy, do Cazaquistão, com pouco sucesso.

 

Em 2014/15, novo salto do médio/extremo, desta feita para o crónico campeão grego Olympiakos, onde foi treinado pelo português Vítor Pereira. Porém, nunca conseguiu encontrar o seu espaço no Georgious Karaiskakis e saiu em janeiro para o Kerkyra, onde fez 8 jogos e marcou um golo.

 

Depois da aventura pouco produtiva na Grécia, Ghazaryan chegou ao Marítimo, onde realizou três temporadas nos verde-rubros, com as lesões a afetarem-lhe bastante o último ano nos insulares. Mesmo assim, ainda realizou 67 jogos e marcou 8 golos.

 

Pela seleção, Ghazaryan é uma das coqueluches da Havaqakan juntamente com… Mkhitaryan. O extremo do Manchester United já tinha sido colega de equipa do reforço do Chaves nos tempos em que jogavam no campeonato arménio e atualmente são os nomes mais badalados da sua seleção. Pela Arménia, Ghazaryan jogou 61 jogos, inclusive os dois jogos contra Portugal na qualificação para o Euro 2016, e marcou 10 golos pelo seu país.

 

Um médio ofensivo que pode aparecer nas alas

 

No início da carreira, Ghazaryan destacava-se como um extremo com uma grande capacidade concretizadora, mas a chegada ao Metalurh, da Ucrânia, levou o internacional arménio para o meio-campo, passando a ser um criador de jogo de grande calibre, permitindo-o partir do meio para apoiar as alas, quase sendo um segundo extremo, mas também consegue manter-se na zona central, utilizando o seu remate de longe para abanar as redes adversárias.

 

Olhando para o plantel atual e para o que parece ser um 4-3-3 de Daniel Ramos, Ghazaryan poderá aparecer que no papel de Bressan – um médio mais ofensivo que aparece várias vezes em zona de finalização – ou como extremo, quando as opções Avto e Mica Borges estiverem indisponíveis. Na temporada em que mais jogou no Marítimo, em 2016/17 e já sob o comando de Daniel Ramos, O internacional arménio foi várias vezes opção na ala, sendo um dos extremos de eleição no 4-2-3-1 que o técnico flaviense apostou na altura.

 

Com esta contratação, o Desportivo ganha experiência e versatilidade, com uma opção tanto para as alas como para o meio, pelo que não terá problemas em colmatar quaisquer percalços que aconteçam durante a temporada. Será é vital manter o jogador em forma e afastar o fantasma das lesões, que prejudicaram a performance de Ghazaryan no Marítimo.

 

Bio do jogador:

 

Nome: Gevorg Garrniki Ghazaryan

Data de Nascimento: 05-04-1988

Posição: Extremo/médio

Carreira: 2005-11: Pyunik; 2007/08: Banants Yerevan e Pyunik; 2011-14: Metalurh Donetsk; 2013: Shakhter; 2014/15: Olympiakos e Kerkyra; 2015-18: Marítimo.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *