Jogadores Históricos

Peseta: O primeiro treinador do GD Chaves

 

Em semana de jogo histórico do GD Chaves com a Académica – já descida ao terceiro escalão – recordamos uma das figuras maiores que vestiu a camisola dos dois clubes emblemáticos, um goleador que despontou na Briosa e acabou como figura no nascimento do Desportivo.

 

Mas comecemos pelo início: nasceu por terras minhotas em 1914 sob o nome Augusto Domingues, mas foi pela alcunha de Peseta que passou a ser famoso. Uma alcunha de origem galega, quase em presságio da passagem por Chaves.

 

Foi no Boavista que começou a carreira, com quatro anos ao serviço dos axadrezados, até chegar à Académica em 1937/1938. Nos Estudantes esteve seis temporadas, cinco delas na I Divisão, e com muitos golos em Coimbra.

 

Peseta, 2.° a contar da esquerda, em baixo, ao serviço do Flávia SC

 

Com carreira feita em dois clubes históricos do principal campeonato português, aos 30 anos tomou a decisão de ir para lá do Marão e, em 1943, chegou a Chaves. Não para o Desportivo, mas para um dos dois rivais da cidade: o Flávia Sport Clube.

 

No antigo campo no Santo Amaro, partilhou balneário com Manuel Pocas, o primeiro flaviense internacional português e ex-jogador do FC Porto. Esteve até 1949 no clube, altura em que se deu a fusão entre o Flávia e o Atlético Flaviense, nascendo o GD Chaves. E é nesta altura que Peseta ganha uma segunda vida.

 

Artigo do Ecos de Chaves em novembro de 1949, assinado por Zé do Peão, onde se discute o plantel do primeiro ano do GD Chaves Fonte: Mário Esteve

 

Crónicas da época falam de como Peseta e Pocas poderiam ainda jogar pelos recém-nascidos Valentes Transmontanos, mas as funções do avançado foram outras.

 

Foi escolhido como treinador, ultrapassando a concorrência do belenense Artur Quaresma, apontado ao Desportivo na altura. As primeiras duas épocas de vida do Chaves foram com o minhoto no comando, mas com os flavienses a não conseguirem o objetivo de chegar à II Divisão Nacional.

 

Peseta fica na história do Grupo Desportivo de Chaves como o primeiro timoneiro da nau azul-grená. O primeiro comandante do mais histórico clube de Trás-os-Montes.

 

PERFIL DO JOGADOR

 

Nome: Augusto José da Silva Domingues

 

Data de nascimento: 03-03-1914

 

Naturalidade: Valença

 

Posição: Avançado

 

Clubes na carreira: Boavista (1933/1934 – 1936/1937), Académica (1937/1938 – 1942/1943), Flávia SC (1943-1944 – 1948/1949) TREINADOR: GD Chaves (1949/1950 e 1950/1951)

COMENTA ESTE ARTIGO

O seu endereço de email não será publicado.