Equipa Principal

Taça de Portugal: GD Chaves e Felgueiras defrontam-se… 16 anos depois

Fonte: GD Chaves

 

O sorteio da segunda eliminatória ditou um reencontro entre conjuntos que vestem de azul-grená. O GD Chaves vai deslocar-se ao terreno do Felgueiras, num jogo que não se repete desde a época 2004/2005, uma era bem diferente para os dois clubes.

 

O último frente-a-frente entre históricos

 

Temos de recuar até janeiro de 2005 para recordar esse confronto: flavienses e felgueirenses chegavam à jornada 18 empatados com 18 pontos na tabela classificativa e em perigo de descer. Em campo, dois futuros campeões europeus: Beto do lado do GD Chaves (não saiu do banco) e José Fonte no Felgueiras, que seria expulso perto do fim.

 

 

Nos bancos de suplentes estavam Jorge Amaral, a orientar os flavienses, e Diamantino Miranda, o timoneiro do Felgueiras. O antigo guarda-redes do FC Porto alinhou com Rui Riça, Tony, Paulo Alexandre, Peu, Kasongo, João Fernandes, Carlos Viana, Marinescu, Isidro, Roberto e Aílton. O jogo acabou por não sair de feição à duas equipas, com o 0-0 final a espelhar as dificuldades na finalização de ambas as partes.

 

Realidades muito diferentes das duas equipas

 

Tanto GD Chaves, como o Felgueiras passaram pelo inferno e voltaram, com a pior “travessia do deserto” a ficar do lado duriense: Desceu na época 2004/2005, fechou portas e foi obrigado a refundar-se, acrescentando o ano 1932 ao nome oficial. Já os flavienses estiveram à beira da insolvência e chegaram a cair até à II Divisão B, mas conseguiram recuperar dos problemas financeiros.

 

Desde então, o Felgueiras subiu dos distritais até aos campeonatos nacionais e está agora a competir na Liga 3, apenas uma divisão abaixo do GD Chaves

 

 

Já os Valentes Transmontanos deram várias voltas na história: chegaram a conseguir a subida à Primeira Liga 17 anos depois, quase regressaram as competições europeias mas desceram em 2018/2019. Desde então, vivem uma seca de três anos sem sair da Segunda Liga.

 

O regresso aos confrontos entre flavienses e durienses está agendado para o fim-de-semana de 25 de setembro no estádio Municipal de Felgueiras, na estreia do GD Chaves na Taça de Portugal esta época.



COMENTA ESTE ARTIGO

O seu endereço de email não será publicado.