Antevisões

10 factos a saber para o Pedras Salgadas – GD Chaves

O Pedras Salgadas já defrontou o Chaves Satélite esta época (©Facebook GD Chaves)

Flavienses defrontam o Pedras Salgadas este domingo, às 15H00, para a Taça de Portugal, num dérbi do Alto Tâmega inédito em provas oficiais.

 

1- É a primeira vez que Chaves e Pedras Salgadas se defrontam em competições oficiais, mas já se encontraram num jogo amigável em 2016/17, com vitória para o Desportivo por 3-0.

 

2- Dois jogadores podem estrear-se oficialmente com a camisola do GD Chaves: o defesa Hugo Basto (contratado em janeiro mas só inscrito esta época) e o lateral-direito Lionn (chegado em setembro).

 

3- Nas 16 temporadas do Desportivo na Primeira Liga, só por quatro vezes foi eliminado na primeira eliminatória que participa da Taça de Portugal: 1998/99 contra o Torreense (0-2), 1995/96 contra o Sporting (1-3), 1990/91 contra o Sp. Braga (1-2) e em 1986/87 contra o Bragança (0-1).

 

4- O Desp. Chaves não tem o melhor registo fora de casa esta época, com dois empates (todos para a Taça da Liga), três derrotas e apenas uma vitória (contra o Boavista, na quinta jornada da Liga NOS), chegando a este desafio na 11ª posição.

 

5- O Pedras Salgadas está a ter grandes dificuldades a jogar em casa, com três derrotas e apenas uma vitória no estádio da Portelinha para o Campeonato de Portugal, que deixam a equipa termal no 9° lugar graças a três vitórias fora de portas.

 

6- Para chegar à terceira eliminatória da Taça de Portugal, o Pedras ultrapassou o Montalegre (3-2 fora) e a Académica (1-0 em casa).

 

7- Em 16 participações na prova-rainha, o adversário do Chaves nunca chegou à quarta eliminatória e só por uma vez alcançou a terceira eliminatória (2013/14, onde acabou eliminado pelo Trofense, então na II Liga, por 1-3).

 

8- As duas equipas chegam a esta eliminatória da Taça de Portugal vindos de derrotas para o campeonato: O Pedras Salgadas perdeu em casa contra o candidato à subida Vizela por 0-2, enquanto o Chaves foi aos Açores perder contra o Santa Clara por 1-0.

 

9- Miguel Lima é o homem-golo da equipa termal. O extremo de 25 anos leva cinco golos em dez jogos pelo Pedras Salgadas, tantos como na época passada completa.

 

10- Do lado do GD Chaves, Ghazaryan é o melhor marcador da temporada até ao momento com três golos. No entanto, e depois de ter jogado pela seleção da Arménia no início da semana, não deverá ser titular neste encontro.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *