Antevisões

10 factos a saber sobre o Santa Clara – GD Chaves

Quase dois meses depois o Chaves volta aos Açores para defrontar o Santa Clara, agora para a Taça de Portugal, numa reedição da 4ª eliminatória da época passada.

 

1- Vai ser 23º jogo entre açorianos e flavienses, com vantagem curta para o Santa Clara: nove vitórias, seis empates e sete derrotas.

 

2- A jogar fora, o Desportivo tem clara desvantagem. Em 12 jogos no estádio de S. Miguel, o Chaves perdeu sete, empatou três e apenas ganhou por duas vezes.

 

3- A última vitória flaviense em solo açoriano aconteceu em 2013/14, então para a II Liga: triunfo por 1-0 com golo de Kuca ainda no início da partida.

 

4- O maior triunfo do Chaves em duelos contra o Santa Clara aconteceu em 2014/15, com uma vitória por 3-1 no Municipal de Chaves, com golos de Luís Pinto e bis de Arnold, com Clemente a marcar para os açorianos.

 

5- A maior derrota flaviense foi em 2003/04, quando o Desportivo foi aos Açores ser copiosamente goleado por 6-0. Nuno Sociedade, Portela, André Pinto, Marco Paiva e Tiago Martins, que anos mais tarde jogaria no Chaves, fizeram os golos.

 

6- Azuis-grená e encarnados já se defrontaram para taças por três vezes, duas para a Taça da Liga e uma para a Taça de Portugal, com um saldo negativo para os flavienses de duas derrotas e uma vitória.

 

7- Na época passada as duas equipas encontraram-se pela primeira vez para a Prova-Rainha, com derrota do Chaves por 2-0, com golos de Fernando Andrade e do antigo defesa do Desportivo Vítor Alves.

 

8- Da equipa do Chaves que jogou no ano passado no estádio de S. Miguel, apenas seis continuam no plantel azul-grená: António Filipe, Paulinho, Maras, Bressan, Platiny e Perdigão.

 

9- Já do lado dos açorianos, são oito os jogadores que continuam a vestir a camisola encarnada: Marco, Pacheco, Osama Rashid, Thiago Santana, Fernando Andrade, Clemente, Pineda e Kaio.

 

10- Nas últimas cinco épocas, Daniel Ramos só conseguiu passar a 4ª eliminatória por uma vez: em 2014/15, no Famalicão, o técnico flaviense conseguiu chegar aos quartos-de-final, perdendo em casa do Sporting por 4-0.

LEAVE A RESPONSE

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *