FPF avança com Terceira Liga e reestrutura o Campeonato de Portugal

Fonte: GD Chaves

Vêm aí grandes mudanças na estrutura do futebol português, que podem afetar principalmente a equipa satélite do GD Chaves. A Federação anunciou que vai criar uma Terceira Liga e reestruturar o Campeonato de Portugal, de forma a combater os obstáculos competitivos causados pela Covid-19.

 

Assim, o Campeonato de Portugal vai contar com mais séries na próximas temporada – passam a oito em vez das atuais quatro – com 12 equipas em cada série. Depois de uma primeira fase de duas voltas, os primeiros classificados de cada série seguem para a segunda fase, onde vão jogar entre si pelos dois lugares de promoção à Segunda Liga. Enquanto os dois primeiros sobem ao segundo escalão, as restantes seis equipas seguem para a nova Terceira Liga.

 

Já os clubes que ficarem entre o 2.º e o 5.º lugar de cada série vão jogar entre si, com os dois primeiros a terem acesso à nova Terceira Liga, que vai contar com 24 equipas na temporada de estreia (duas que desceram da Segunda Liga, os seis clubes que não conseguiram subir no acesso à Segunda Liga e os 16 clubes que ficaram em 1.º e 2.º lugar na segunda fase de cada série), enquanto o Campeonato de Portugal vai ter 60 equipas.

 

Assim, a Terceira Liga vai entrar em ação na temporada 2021/2022, enquanto o Campeonato de Portugal passa a ser o quarto escalão do futebol português. No entanto, até 2023/2024 a Terceira Liga vai descer para as 20 equipas, enquanto o CPP vai passar de 60 para 56 clubes.

 

Mudanças profundas na estrutura do futebol português e que podem afetar a equipa satélite flaviense, que pode passar do terceiro para o quarto escalão no final da próxima temporada, a não ser que faça uma temporada bem acima das expetativas.

 

Confira o esquema da nova estrutura das competições inferiores em Portugal:

 

Primeira fase:

Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

 

Segunda Fase:

Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

 

Evolução nas épocas seguintes:

Fonte: Federação Portuguesa de Futebol

Start a Conversation

O seu endereço de email não será publicado.