Crónicas do Topo Sul

GD Chaves 1-0 Belenenses SAD: Já estamos nos oitavos da Taça!

Fonte: GD Chaves

Continua a caminhada de sucesso do Desportivo de Chaves na Taça de Portugal, agora com mais uma vítima da Primeira Liga. Numa noite de temporal no Municipal Eng.º Manuel Branco Teixeira, os Valentes Transmontanos levaram a melhor sobre o Belenenses SAD e seguem para os oitavos de final da prova-raínha do futebol nacional. Em relação ao jogo com o Casa Pia, destaque para os regressos à titularidade de Diego Galo, Jefferson e André Luís, além da estreia de João Batxi como titular, depois de jogar na segunda parte frente aos lisboetas.

 

Apesar da chuva torrencial, o jogo começou logo com uma oportunidade para cada lado. Primeiro foi Licá a rematar à baliza flaviense, mas Igor Rodrigues evitou males maiores, enquanto na outra área André Luís não chegou por pouco a um cruzamento da direita. Apesar dos ataques iniciais, cedo o jogo adormeceu e a bola não chegava perto das balizas, mas aos 26 minutos tudo mudou e a favor do conjunto azul-grená. João Teixeira ganha a bola a um médio do Belenenses SAD, corre com a bola até à área e oferece o 1-0 ao goleador de serviço André Luís, que fez o 12.º tento da temporada de Chaves ao peito.

 

O melhor que aconteceu no resto da segunda parte foi um remate de fora da área dos lisboetas, mas a bola passou sem perigo ao lado da baliza flaviense, e ao intervalo era o Desportivo que vencia. Na segunda parte, a chuva deu tréguas e as duas equipas mostraram-se mais, com o Belenenses SAD a procurar o empate, mas sempre com dificuldades em passar pela defesa flaviense, que esteve bastante consistente durante toda a partida.

 

Continua a chuva de golos de André Luís, que conta já com 12 tentos esta época Fonte: GD Chaves

 

Já no ataque transmontano o problema estava na finalização, com Sodiq a ter uma oportunidade para rematar já dentro da área após um contra-ataque, mas a rematar ao lado. No ataque do Desportivo, o sinal mais ia para o jovem Batxi, que mostrava criatividade e vontade de dar outra vida ao conjunto azul-grená, isto apesar de não ter resultados práticos no marcador.

 

Já em cima dos noventa, calafrio para os adeptos do Chaves, com o goleador André Luís a sofrer uma entrada dura de Show, que o árbitro nem assinalou falta nem deu qualquer cartão e o avançado brasileiro saiu de maca do relvado. No entanto, no final do jogo o matador flaviense parecia andar sem dificuldades e o susto pode-se ter ficado por isso mesmo. E nem este contra-tempo evitou que o Desportivo de Chaves seguisse em frente para os oitavos de final da Taça de Portugal, ao eliminar pela margem mínima a segunda equipa da Primeira Liga consecutiva, num jogo onde os comandados de José Mota mereceram os aplausos dos adeptos.

 

ONZES INICIAIS E SUBSTITUIÇÕES:

 

GD Chaves: I. Rodrigues, J. Filipe, D. Galo, K. Medina, J. Gomes, Jefferson (J. Costinha, 68′), J. Gamboa, J. Teixeira (C. David, 76′), J. Batxi, S. Fatai, A. Luís (N. Calasan, 90’+3)

 

Belenenses SAD:  A. Moreira, T. Ribeiro, N. Coelho, F. Varela, T. Esgaio, Benny (M. Cassiera, 46′), Show, A. Sousa (A. Santos, 80′), Robinho (M. Matias, 46′), Licá, S. Varela

COMENTA ESTE ARTIGO

O seu endereço de email não será publicado.