Depois de um jogo bem conseguido em pleno Estádio da Luz, onde o Chaves vendeu muito cara a derrota, e os flavienses até se podem queixar de decisões muito estranhas por parte da equipa de arbitragem, eis que chegamos agora a uma fase de 4 jogos em que vamos pelo tudo ou nada.

 

Mas com a tremenda importância que os próximos jogos terão no destino da equipa transmontana, agora mais que nunca há que olhar jogo a jogo e adotar aqueles cliches dos treinadores de pensar jogo a jogo, tem agora um significado redobrado. E é nesse sentido que nos unimos ao espirito que o próximo jogo frente ao Portimonese é/será o mais importante da época, pois só com uma vitória poderemos ainda tentar sonhar com algo mais que não seja a descida de divisão.

 

No próximo domingo, vão defrontar-se duas equipas a precisar de pontos e em zona de despromoção, embora os visitantes estejam, ainda, em posição de play-off tendo assim ainda uma esperança de alcançar a manutenção nesse dois jogos que desde que foram instituidos, tem sido sempre favoráveis às equipas da segunda liga. Lembramos que foi dessa forma que o Chaves alcançou a subida da última vez. Os Algarvios não vencem há 8 jogos, e visitam Chaves na esperança de conseguir regressar às vitórias para que possam escapar que a flavienses, quer a vizelenses que jogam esta jornada em Famalicão e têm também tarefa muito dificil.

 

Para este jogo, Moreno não poderá contar com Hugo Souza e Ruben Ribeiro que viram, na Luz, o 5 cartão amarelo e estão por isso castigados, e se no caso do médio português poderá ser um favor ao treinador, no caso do guarda redes, as coisas mudam um pouco de figura. Na última jornada o brasileiro foi para muitos o melhor jogador em campo, para muitos menos para a Liga e o canal que transmitiu o jogo que decidiram entregar o prémio a quem fez o unico golo da partida, e não a quem com 6 defesas (três em grandes penalidades) evitou uma goleada. Embora Rodrigo Moura já tenha mostrado esta temporada que está à altura do desafio, a verdade é que a mudança de guarda redes causa sempre alguma indefinição nas equipas e por isso espera-se que o fator psicológico dessa mudança possa ser mais um handicap para os flavienses, que não podem ainda contar com Cafu, Sandro Cruz e Bruno Rodrigues, os três lesionados.

 

MORENO QUER UMA EQUIPA LEVE

 

 

Apesar de reconhecer a importância da partida, e de todos saberem o que está em jogo, Moreno quer “a equipa leve”, para que o jogo flua naturalmente sem que se “sintam condicionados”, pois muitas vezes essa condição psicológica acaba afetar o rendimento. Mas ainda assim, acredita que podemos ficar com os 3 pontos.

 

Quanto ao adversário, Moreno considera que num campeonato muito equilibrado, todas as equipas trazem dificuldades diferentes, e no caso do Portimonense não será diferente, destacando uma equipa com jogadores de qualidade no meio campo que só com um Chaves muito forte psicologicamente e “leve” conseguirá levar de vencida.

 

JOGADOR A TER EM ATENÇÃO

 

Foto: Liga Portugal

 

Carlinhos – O médio ofensivo tem estado em alta apesar da época menos conseguida do Portimonense. Soma oito golos e três assistência, sendo um criativo fulcral nos comandados de Paulo Sérgio.

 

Mas há mais perigos à solta nos algarvios, que têm no extremo Hélio Varela uma das revelações, além do avançado Ronie Carrillo ou Jasper.

 

ONZES PROVÁVEIS

 

GD Chaves: Rodrigo Moura, Vasco Fernandes, Ygor, Júnior Pius, João Correia, Benny, Essugo, Guima, Guzzo, Leandro Sanca, Héctor.

 

Portimonense: Nakamura, Pedrão, Tornich, Filipe Relvas, Guga, Dener, Lucas Ventura, Seck, Hélio Varela, Carlinhos, Ronie Carrillo.

 

ÚLTIMOS CONFRONTOS

 

2022/23: GD Chaves 2-0 Portimonense SC

2018/19: GD Chaves 2-0 Portimonense SC

2017/18: GD Chaves 2-1 Portimonense SC

2015/16: GD Chaves 2-2 Portimonense SC

2014/15: GD Chaves 1-2 Portimonense SC

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

P